ThinkCode: Um Ambiente Web para Apoio a Aprendizagem de Algoritmos Baseado em Conceitos de Complexidade Ciclomática

Resumo


O processo de ensino-aprendizagem de algoritmos e programação de computadores apresenta grandes desafios, desde o entendimento da importância dos conceitos trabalhados e suas finalidades, até a motivação do aprendiz através de metodologias e subsídios inovadores capazes de despertá-la. Nesse sentido, o presente artigo apresenta o desenvolvimento de um ambiente Web, sustentado pelos princípios de aprendizagem significativa e aprendizagem reflexiva, para auxiliar a aprendizagem de algoritmos através da análise de eficiência de soluções algorítmicas. Por fim, apresenta os resultados da aplicação da plataforma em turmas de programação de uma Instituição de Ensino Superior.

Palavras-chave: Aprendizagem de Algoritmos, Pensamento Computacional, Complexidade Ciclomática

Referências

Ajala, V.; Silva, D.; Paludo, C; e Rolim, C. Um Modelo para Análise da Complexidade Ciclomática no Processo Inicial de Constituição do Pensamento Algorítmico. Anais do XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, p. 587–596, 2016.

Amaral, Érico et al. Algo+ uma ferramenta para o apoio ao ensino de algoritmos e programaçao para alunos iniciantes. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2017. p. 1677.

Moreira, Marco Antonio; Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo, SP: Centauro, 2009.

Giraffa, Lucia; Marczak, Sabrina; Almeida, Gláucio. O ensino de algoritmos e programação mediado por um ambiente na Web. In: Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC’2003). Campinas, SP, Brasil. sn, 2003.

Junior, H. de S. C., Prado, A. F. e Araújo, M. A. P. (2016). Complexity tool : uma ferramenta para medir complexidade ciclomática de métodos java. Multiverso: Revista Eletrônica do campus Juiz de Fora, v. 1, n. 2016, p. 66–76.

Rodrigues da Silva, Denilson; Kurtz, Fabiana Diniz; Paludo Santos, Cristina. Computational thinking and TPACK in science education: a southern-Brazil experience. Paradigma, v. 41, n. 2, 2020.

Schön, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

Selby, C. C.; Woollard, J. Computational Thinking : The Developing Definition. In ITiCSE Conference 2013. Canterbury, England: University of Southampton (E-prints), 2013.

Silva, Denilson Rodrigues. Desenvolvimento do pensamento computacional como dimensão estruturante da atividade do professor de cursos superiores de computação. Tese de doutoradoUNIJUÍ, 182 f., 2020.

Tonin, Neilor Avelino; Bez, Jean Luca. Uri online judge: A new interactive learning approach. Computer Technology and Application, v. 4, n. 1, 2013.

Veras, Rodrigo MS et al. Ferramenta computacional para o ensino de algoritmos de ordenação. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2010.

Wing, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33–35, 2006.

Wing, J. M. Computational thinking benefits society. 40th anniversary blog of social issues in computing, p. 26, 2014.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Denilson Rodrigues da; SANTOS, Cristina Paludo; LENCINA, Karla dos Santos. ThinkCode: Um Ambiente Web para Apoio a Aprendizagem de Algoritmos Baseado em Conceitos de Complexidade Ciclomática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1434-1443. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225727.