Scratchim: uma abordagem para o ensino do Pensamento Computacional para crianças de forma remota e desplugada

Resumo


A pandemia de COVID-19 expôs uma grande limitação da maioria das atividades associadas ao ensino do Pensamento Computacional (PC) para crianças: o aspecto presencial. Tal limitação torna muitas dessas ações impróprias para o contexto remoto, especialmente para alunos que carecem de recursos tecnológicos. Esta pesquisa apresenta como alternativa educacional baseada no método de programação por blocos do Scratch, uma abordagem de baixo custo e pautada na Computação Desplugada (CD). Especificamente, a abordagem visa introduzir importantes conceitos tecnológicos, além de ser adaptável ao modelo remoto. As avaliações realizadas, embora preliminares, enfatizam o aspecto promissor da abordagem enquanto ferramenta de suporte ao ensino remoto do PC.

Palavras-chave: Educação infantil, pensamento computacional, ensino remoto, Scratch, computação desplugada

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Publicado
16/11/2022
RODRIGUES, Amanda K. M.; GOMES, Kamily C. O.; CARNEIRO, Murillo G.. Scratchim: uma abordagem para o ensino do Pensamento Computacional para crianças de forma remota e desplugada. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1444-1455. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225797.