Scratchim: uma abordagem para o ensino do Pensamento Computacional para crianças de forma remota e desplugada

Resumo


A pandemia de COVID-19 expôs uma grande limitação da maioria das atividades associadas ao ensino do Pensamento Computacional (PC) para crianças: o aspecto presencial. Tal limitação torna muitas dessas ações impróprias para o contexto remoto, especialmente para alunos que carecem de recursos tecnológicos. Esta pesquisa apresenta como alternativa educacional baseada no método de programação por blocos do Scratch, uma abordagem de baixo custo e pautada na Computação Desplugada (CD). Especificamente, a abordagem visa introduzir importantes conceitos tecnológicos, além de ser adaptável ao modelo remoto. As avaliações realizadas, embora preliminares, enfatizam o aspecto promissor da abordagem enquanto ferramenta de suporte ao ensino remoto do PC.

Palavras-chave: Educação infantil, pensamento computacional, ensino remoto, Scratch, computação desplugada

Referências

Blikstein, P. (2008). O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação. Education & Courses.

França, R. S. e Amaral, H. J. C. (2013). Proposta metodológica de ensino e avaliação para o desenvolvimento do pensamento computacional com o uso do scratch. In: Anais do Workshop de Informática na Escola, p. 179-188.

Henriques, H. B. M., Mandoju, J. R. K., Delgado, C. A. D. M. e Xexéo, G. (2021). Léo & Maya: um jogo para auxiliar no ensino de pensamento computacional. In: Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES), p. 705-708.

Lemos, S. K. S., Bonfim, C. J. L., Ferreira, L. S., e Versiani, A. L. (2021). Pensamento Computacional e Programação Scratch no Ensino Fundamental: Relato de experiência em uma Escola Pública do Distrito Federal. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, 10(2), 1-12.

Montecin, A. S. S., Silva, L. R. e Jaques, P. A. (2020). Ensino Remoto de Robótica: Utilização de ferramentas gratuitas e materiais de baixo custo no contexto de pandemia do Coronavírus. Monografia (especialização). Universidade de São Paulo.

Moreira, J. A. e Monteiro, W. M. (2018). O uso da computação desplugada em um contexto de gamificação para o ensino de estrutura de dados. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, 16(2), 546-555.

Oliveira, M., Souza, A., Ferreira, A., e Barreiros, E. (2014). Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch: um relato de experiência. In: Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação, p. 239-248.

Oliveira, W., Cambraia, A. C. e Hinterholz, L. T. (2021). Pensamento computacional por meio da computação desplugada: Desafios e possibilidades. In: Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, p. 468-477.

Rodrigues, A. K. M., Silva, A. P. M. e Carneiro, M. G. (2021). Ensino de Pensamento Computacional para alunos do ensino básico usando Computação Desplugada e Scratch. Em Extensão, 20(2), 228-240.

Rodrigues, S., Aranha, E. e Silva, T. R. (2018). Computação desplugada no ensino de programação: Uma revisão sistemática da literatura. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), p. 417-426.

Rodrigues, S. S. (2017). Computação desplugada no ensino fundamental I: uma experiência metodológica numa escola pública na Paraíba. Monografia (graduação), Universidade Federal da Paraíba.

Santos, E. R., Soares, G., Dal Bianco, G., Rocha Filho, J. B. e Lahm, R. A. (2016). Estímulo ao Pensamento Computacional a partir da Computação Desplugada: uma proposta para Educação Infantil. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 15(3), 99-112.

Santos, G., Silva, W., Cavalheiro, S., Foss, L., Aguiar, M., Pernas, A. M. e Reiser, R. (2015). Proposta de atividade para o quinto ano do ensino fundamental: Algoritmos Desplugados. In Anais do Workshop de Informática na Escola, p. 246-255.

Silva, T. R., Araujo, G. G. e Aranha, E. H. S. (2014). Oficinas itinerantes de scratch e computação desplugada para professores como apoio ao ensino de computação–um relato de experiência. In: Anais do Workshop de Informática na Escola, p. 380-389.

Tavares, T. E., Marques, S. G. e Cruz, M. K. (2021). Plugando o Desplugado para Ensino de Computação na Escola Durante a Pandemia do Sars-CoV-2. In: Simpósio brasileiro de educação em computação (EDUCOMP), p. 263-271.

Valente, J. A. (2016). Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista E-curriculum, 14(3), 864-897.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), p. 33-35.

Zaharija, G., Mladenović, S. e Boljat, I. (2013). Introducing basic programming concepts to elementary school children. Procedia-social and behavioral sciences, 106(2013), p. 1576-1584.

Zanetti, H. A. P., Borges, M. A. F., Leal, V. C. G. e Matsuzaki, I. Y. (2017). Proposta de ensino de programação para crianças com Scratch e Pensamento Computacional. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, 4(1), 43-58.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
RODRIGUES, Amanda K. M.; GOMES, Kamily C. O.; CARNEIRO, Murillo G.. Scratchim: uma abordagem para o ensino do Pensamento Computacional para crianças de forma remota e desplugada. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1444-1455. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225797.