Avaliação do Pensamento Computacional em Graduandos de Cursos de Computação: uma Disciplina de Programação faz Diferença?

  • Álekiss Manço de Mélo UFPB
  • Sislan D. Nascimento Ferreira UFPB
  • Ana Liz Souto Oliveira UFPB
  • Wilkerson L. Andrade UFPB

Resumo


O objetivo deste trabalho é coletar evidências se as habilidades do Pensamento Computacional (PC) diferem entre graduandos ingressantes (sem conhecimento prévio em programação) e graduandos do segundo/terceiro período (após cursarem uma ou duas disciplinas de programação) em cursos de Computação. Os dados de 105 graduandos foram coletados através de um instrumento diagnóstico com questões-problemas de PC. Nossos resultados sugerem que não há diferença significativa nas habilidades de PC entre os grupos. Concluímos que mais estudos precisam ser conduzidos para entender como a programação afeta o desenvolvimento de PC na graduação de cursos de Computação e como mensurar PC e programação de forma confiável.

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Publicado
06/11/2023
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MÉLO, Álekiss Manço de; FERREIRA, Sislan D. Nascimento; OLIVEIRA, Ana Liz Souto; ANDRADE, Wilkerson L.. Avaliação do Pensamento Computacional em Graduandos de Cursos de Computação: uma Disciplina de Programação faz Diferença?. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 47-57. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234440.