Explorando a aceitação do CollabProg como um Facilitador de Metodologias Ativas no Ensino de Programação

  • Ivanilse Calderon UFAM / IFRO
  • Williamson Silva UNIPAMPA
  • Eduardo Feitosa UFAM

Resumo


Existem evidências de que as Metodologias Ativas (MAs) possibilitam o desenvolvimento de habilidades e competências. Contudo, a taxa de adoção pelos docentes é relativamente baixa, especialmente no ensino de programação. Para auxiliar os professores, desenvolvemos o CollabProg, um repositório colaborativo aberto que reúne, em único ambiente, um passo a passo de como conduzir a adoção de diferentes tipos de MAs para o ensino de programação. Este artigo descreve um estudo exploratório que visa avaliar a aceitação do CollabProg, a partir da perspectivas dos docentes.Os resultados mostram que os docentes tiveram boa percepção, pois conseguiram se expressar e descrever suas experiências de forma fácil.

Referências

Ahshan, R. (2021). A framework of implementing strategies for active student engagement in remote/online teaching and learning during the covid-19 pandemic. Education Sciences, 11(9):483.

Berssanette, J. H. and de Francisco, A. C. (2021). Active learning in the context of the teaching/learning of computer programming: A systematic review. Journal of Information Technology Education. Research, 20:201.

Calderon, I., Silva, W., and Feitosa, E. (2021). Um mapeamento sistemático da literatura sobre o uso de metodologias ativas durante o ensino de programação no brasil. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1152–1161. SBC.

Castro, R. M. d. and Siqueira, S. (2019). Alcasystem-um portal com técnicas de aprendizagem ativa para disciplinas da área da computaçao. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 8, page 1243.

Garcia, F. W. D. S., Carvalho, E. D. C., and Oliveira, S. R. B. (2021). Use of active methodologies for the development of a teaching plan for the algorithms subject. In 2021 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–9. IEEE.

Lima, J., Alencar, F., and Santos, W. (2021). A preliminary guide for assertive selection of active methodologies in software engineering education. In Brazilian Symposium on Software Engineering, pages 170–179.

Luxton-Reilly, A., Albluwi, I., Becker, B. A., Giannakos, M., Kumar, A. N., Ott, L., Paterson, J., Scott, M. J., Sheard, J., and Szabo, C. (2018). Introductory programming: a systematic literature review. In Proceedings Companion of the 23rd Annual ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, pages 55–106.

Nguyen, K. A., Borrego, M., Finelli, C. J., DeMonbrun, M., Crockett, C., Tharayil, S., Shekhar, P., Waters, C., and Rosenberg, R. (2021). Instructor strategies to aid implementation of active learning: a systematic literature review. International Journal of STEM Education, 8:1–18.

Silva, W., Gadelha, B., Steinmacher, I., and Conte, T. (2020). Towards an open repository for teaching software modeling applying active learning strategies. In 2020 IEEE/ACM 42nd International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training (ICSE-SEET), pages 162–172. IEEE.

Sobral, S. R. (2021). Strategies on teaching introducing to programming in higher education. In World Conference on Information Systems and Technologies, pages 133–150. Springer.

Sobrinho, H., Castro, L., Nogueira, A., Harada, E., and Gadelha, B. (2016). Organizando o conhecimento sobre técnicas de aprendizagem colaborativas. Nuevas Ideas em Informatica Educativa, 12:152–156.

Tharayil, S., Borrego, M., Prince, M., Nguyen, K. A., Shekhar, P., Finelli, C. J., and Waters, C. (2018). Strategies to mitigate student resistance to active learning. International Journal of STEM Education, 5(1):1–16.

Wieringa, R. J. (2014). Design science methodology for information systems and software engineering. Springer.

Witt, D. T., Kemczinski, A., and dos Santos, L. M. (2018). Resolução de problemas: Abordagens aplicadas no ensino de computação. Anais do Computer on the Beach, pages 731–740.

Publicado
06/11/2023
CALDERON, Ivanilse; SILVA, Williamson; FEITOSA, Eduardo. Explorando a aceitação do CollabProg como um Facilitador de Metodologias Ativas no Ensino de Programação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 93-104. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234545.