Recomendação Híbrida de Objetos de Aprendizagem a partir da Predição de Necessidades Personalizadas de Estudantes

  • Lucca Alexandre Schrammel UFSM
  • Lisandra Manzoni Fontoura UFSM

Resumo


Dada a grande quantidade de dados disponíveis, está cada vez mais difícil identificar objetos de aprendizagem (OA) que contribuirão no processo de aprendizagem dos estudantes. Neste cenário, este trabalho propõe um framework de modelo híbrido para recomendação de OA com base nas preferências e nas necessidades de cada estudante. Para isso, o framework realiza um processo de predição de desempenho para identificar eventuais dificuldades que um estudante poderá apresentar e o framework gera recomendações assertivas, aumentando as chances de aprovação, tendo em vista que o mesmo contará com uma gama de OA que permitirão um melhor desempenho dentro de um semestre letivo.

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Publicado
06/11/2023
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SCHRAMMEL, Lucca Alexandre; FONTOURA, Lisandra Manzoni. Recomendação Híbrida de Objetos de Aprendizagem a partir da Predição de Necessidades Personalizadas de Estudantes. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 139-151. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234707.