Abordagem STEAM: lixo eletrônico e atividades interativas para fomentar igualdade e equidade de gênero nas áreas STEM

  • Giseli Duardo Maciano UFMT
  • Sabrina Bourscheid Sassi UFMT
  • Maria Fernanda Abalem Franca Nunes Costa UFMT
  • Eunice Pereira dos Santos Nunes UFMT
  • Cristiano Maciel UFMT

Resumo


Este artigo objetiva colaborar na disseminação de práticas que instiguem a curiosidade, a criatividade, a igualdade e a equidade de gênero no ambiente escolar. Por meio de levantamento bibliográfico e atividades realizadas em oficinas com estudantes da educação básica, analisamos as contribuições da Abordagem STEAM. As atividades destacam a importância das mulheres nas áreas STEM, visando incentivar o interesse das estudantes para essas áreas, por meio de dinâmicas interativas, utilizando recursos como vídeos, plataformas online e atividade prática com lixo eletrônico. Os resultados revelam um envolvimento ativo dos estudantes, um novo olhar para as áreas STEM e a importância de fomentar igualdade e equidade de gênero.

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Publicado
06/11/2023
MACIANO, Giseli Duardo; SASSI, Sabrina Bourscheid; COSTA, Maria Fernanda Abalem Franca Nunes; NUNES, Eunice Pereira dos Santos; MACIEL, Cristiano. Abordagem STEAM: lixo eletrônico e atividades interativas para fomentar igualdade e equidade de gênero nas áreas STEM. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 152-163. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234713.