Bora Programar

  • Laura Quevedo Jurgina UFPel
  • Leomar Soares da Rosa Júnior UFPel
  • Rafael Piccin Torchelsen UFPel

Resumo


Este trabalho apresenta uma metodologia ativa para o ensino de programação multidisciplinar utilizando a plataforma Discord. A proposta inclui o uso de um ambiente gamificado e recursos afetivos para melhorar o aprendizado e o compartilhamento de conhecimento entre os participantes. O projeto é executado na Universidade Federal de Pelotas e tem como objetivo contribuir para um melhor desempenho e motivação dos alunos no aprendizado de programação. Os resultados obtidos indicam que a metodologia proposta colabora na aprendizagem dos alunos, com aumento da aprovação e redução da taxa de abandono. A pesquisa é relevante para a área de educação e pode ser aplicada em diferentes contextos educacionais para o ensino de programação.

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Publicado
06/11/2023
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JURGINA, Laura Quevedo; ROSA JÚNIOR, Leomar Soares da; TORCHELSEN, Rafael Piccin. Bora Programar. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 199-209. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234763.