Requisitos em Ação: Uma Arquitetura Pedagógica para o Ensino de Engenharia de Requisitos de Software

  • Thalia S. Santana UFG
  • Taciana N. Kudo UFG
  • Renato F. Bulcão-Neto UFG

Resumo


A educação em Engenharia de Requisitos (ER) tem apresentado falhas formativas compreendidas na academia e na indústria de software. Deste modo, Arquiteturas Pedagógicas (AP) podem contribuir na melhoria do ensino de tópicos de ER e estimular habilidades necessárias a analistas de requisitos. Este artigo apresenta a AP “Requisitos em Ação” para apoiar o ensino de especificação e validação de requisitos, com estímulo ao desenvolvimento de hard e soft skills demandadas na indústria. Instanciada em 4 disciplinas de ER desde 2021/2, a AP integra uma dinâmica de interação em 6 etapas, apoiada por metodologias ativas, uma ferramenta digital e materiais didáticos – planos de aula, slides e videotutoriais – visando a sua reprodução por outros docentes.

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Publicado
06/11/2023
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SANTANA, Thalia S.; KUDO, Taciana N.; BULCÃO-NETO, Renato F.. Requisitos em Ação: Uma Arquitetura Pedagógica para o Ensino de Engenharia de Requisitos de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 210-221. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234799.