Potencializando o desenvolvimento de software em uma instituição federal de ensino através de um Banco de Projetos fundamentado em metodologias ágeis

  • Diego dos Santos Comis UNIPAMPA / IFFar
  • Samuel Müller Forrati UNIPAMPA / IFFar
  • Aliane Loureiro Krassmann IFFar
  • Anderson Daniel Stochero IFFar
  • Elder de Macedo Rodrigues UNIPAMPA
  • João Pablo Silva da Silva UNIPAMPA

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta para impulsionar e padronizar o desenvolvimento de software no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), envolvendo alunos e professores no processo de desenvolvimento institucional. O objetivo principal é criar um Banco de Projetos que funcione como um repositório central, permitindo o cadastro, acompanhamento e alocação eficiente de recursos. O método adotado envolve a formação de equipes multidisciplinares, seguindo as práticas ágeis. Esperase que essa abordagem proporcione resultados significativos, agilidade no desenvolvimento, alinhamento entre os projetos e as necessidades institucionais, maior transparência e colaboração entre os envolvidos, além da entrega de produtos de software com maior qualidade e satisfação dos usuários.

Referências

Agilemanifesto.org (2001). Principles behind the agile manifesto. Disponível em: https://agilemanifesto.org/principles.html. Acesso em 07 Jul. 2023.

de Deus Lopes, R. (2008). Proposta de ambiente colaborativo para desenvolvimento de software livre educacional. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, 1.

Highsmith, J. (2001). History: The agile manifesto. Disponível em: url http://agilemanifesto.org/history.html. Acesso em 07 Jul. 2023.

IFFar (2017). Processo de Desenvolvimento de Software (PDS) IF Farroupilha. Documento criado por meio de comissão designada pela Portaria nº 0777 de 02 de junho de 2015. Disponível em: [link]. Acesso em 01 Jul. 2023.

Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology.

Rebello, B. H. d. S. (2023). Análise dos modelos e contratos de desenvolvimento de software na administração direta do governo federal: a crise na produção de software e as alternativas à fábrica de software. Mestrado Enap Dissertações e Projetos de Intervenção, 1:163.

Rocha, Maldonado e Weber, K. C. (2001). Qualidade de software: Teoria e prática. Prentice-Hall, São Paulo, page 8.

Rosa, M. R. d. P. and Nascimento, E. (2021). Metodologias ágeis no contexto da administração pública: análise de estudos de caso de implementação ágil. Revista do Serviço Público: de 2021 a atual, page 19.

Scherer Bassani, P., Passerino, L., Pasqualotti, P., and Ritzel, M. (2006). Em busca de uma proposta metodológica para o desenvolvimento de software educativo colaborativo. RENOTE, 4.

Schwaber, Ken e Sutherland, J. (2020). O guia do scrum o guia definitivo para o scrum: As regras do jogo. Disponível em: https://scrumguides.org/l. Acesso em 07 Jul. 2023.

SourceForge.net (2023). Sourceforge: Compare, download amp; develop open source amp; business software sourceforge. Disponível em: https://sourceforge.net/. Acesso em 02 Jul. 2023.

Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., and Wesslén, A. (2012). Experimentation in software engineering. Springer Science & Business Media.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
COMIS, Diego dos Santos; FORRATI, Samuel Müller; KRASSMANN, Aliane Loureiro; STOCHERO, Anderson Daniel; RODRIGUES, Elder de Macedo; SILVA, João Pablo Silva da. Potencializando o desenvolvimento de software em uma instituição federal de ensino através de um Banco de Projetos fundamentado em metodologias ágeis. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 234-244. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234817.