AgroCATIVO: Plataforma de Ensino com Métodos Educacionais para Aprendizagem no Agronegócio

  • Anastácio B. Loguercio Unipampa
  • Vinícius do N. Lampert EMBRAPA
  • Érico M. Hoff do Amaral Unipampa

Resumo


O presente estudo propõe uma solução de apoio à aprendizagem para a área do agronegócio, a partir de cursos online, visando a partir da investigação do estilo de aprendizagem do aluno a entrega de materiais multimídias adaptados à ele. A plataforma é estruturada por um framework com as técnicas de aprendizagem através do Four-Component Instructional Design (4C/ID) e das metodologias ativas: Problem Based Learning (PBL) e Peer Instruction. O que permite o instrutor inserir o conteúdo desejado formatado à essas técnicas e quando disponibilizado ao aluno, ele é baseado no perfil de aprendizagem do mesmo. Sua utilização foi verificada com a turma de alunos do Ensino Técnico em Agropecuária do Campus Bagé do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), ao qual possibilitou a coleta de dados da experiência de uso do instrutor, que construiu o curso e dos alunos que fizeram as atividades propostas.

Palavras-chave: 4C/ID, Problem Based Learning, Peer Instruction

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Publicado
06/11/2023
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LOGUERCIO, Anastácio B.; LAMPERT, Vinícius do N.; AMARAL, Érico M. Hoff do. AgroCATIVO: Plataforma de Ensino com Métodos Educacionais para Aprendizagem no Agronegócio. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 323-334. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.235013.