Uma Unidade Instrucional para Apoio ao Ensino de Integração Contínua em Cursos de Graduação em Tecnologia da Informação

  • Osmar de Oliveira Braz Junior UDESC / UFSC / UNISUL
  • Richard Henrique de Souza UFSC / UNISUL
  • Jean C. R. Hauck UFSC

Resumo


A Integração Contínua (CI) é uma prática de desenvolvimento de software que envolve a integração frequente e automatizada do código-fonte em um repositório central, tem sido amplamente adotada pelas organizações de desenvolvimento de software. No entanto, o ensino da CI não costuma ser abordado de maneira abrangente nos currículos dos cursos superiores na área de Tecnologia da Informação (TI), e há uma lacuna de pesquisa significativa nesse contexto. Assim, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma Unidade Instrucional (UI) destinada a auxiliar o ensino da CI em disciplinas de cursos superiores de TI. A UI é sistematicamente desenvolvida e aplicada por meio de estudos de caso, sendo dividida em quatro partes sequenciais. Os resultados preliminares obtidos na aplicação da UI sugerem que os alunos adquiriram conhecimentos relacionados à CI por meio dessa abordagem, proporcionando uma experiência de aprendizagem positiva.

Referências

Bowyer, J. and Hughes, J. (2006). Assessing undergraduate experience of continuous integration and test-driven development. In Proceedings of the 28th international conference on Software engineering, pages 691–694.

Branch, R. M. (2009). Instructional design: The ADDIE approach, volume 722. Springer.

Christensen, H. B. (2016). Teaching devops and cloud computing using a cognitive apprenticeship and story-telling approach. In Proceedings of the 2016 ACM conference on innovation and technology in computer science education, pages 174–179.

Eddy, B. P., Wilde, N., Cooper, N. A., Mishra, B., Gamboa, V. S., Shah, K. M., Deleon, A. M., and Shields, N. A. (2017). A pilot study on introducing continuous integration and delivery into undergraduate software engineering courses. In 2017 ieee 30th conference on software engineering education and training (csee&t), pages 47–56. IEEE.

Fontoura, F. C. (2019). Uso de metodologias de desenvolvimento de software e de engenharia de requisitos em empresas de tecnologia: um estudo a partir de um survey. B.S. thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Fowler, M. and Foemmel, M. (2006). Continuous integration.

Humble, J. and Farley, D. (2013). Entrega contínua: como entregar software de forma rápida e confiável.

Júnior, P. S. S., Barcellos, M. P., Ruy, F. B., and Omêna, M. S. (2022). Flying over brazilian organizations with zeppelin: A preliminary panoramic picture of continuous software engineering. In Proceedings of the XXXVI Brazilian Symposium on Software Engineering, pages 279–288.

Krusche, S. and Alperowitz, L. (2014). Introduction of continuous delivery in multi-customer project courses. In Companion Proceedings of the 36th International Conference on Software Engineering, pages 335–343.

Schoeffel, P. (2021). Xp enigma-um jogo educacional não digital para apoio ao ensino de métodos ágeis: Uma análise temporal da motivação e aprendizagem. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 152–161. SBC.

Shafiee, S., Wautelet, Y., Hvam, L., Sandrin, E., and Forza, C. (2020). Scrum versus rational unified process in facing the main challenges of product configuration systems development. Journal of Systems and Software, 170:110732.

Silva, R. B. T. and Bezerra, C. (2022). Empirical investigation of the influence of continuous integration bad practices on software quality. In Anais do X Workshop de Visualização, Evolução e Manutenção de Software, pages 51–55. SBC.

Williams, L. (2001). Integrating pair programming into a software development process. In Proceedings 14th Conference on Software Engineering Education and Training.’In search of a software engineering profession’(Cat. No. PR01059), pages 27–36. IEEE.

Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., and Wesslén, A. (2012). Experimentation in software engineering. Springer Science & Business Media.

Yin, R. K. (2009). Case study research: Design and methods, volume 5. sage.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
BRAZ JUNIOR, Osmar de Oliveira; SOUZA, Richard Henrique de; HAUCK, Jean C. R.. Uma Unidade Instrucional para Apoio ao Ensino de Integração Contínua em Cursos de Graduação em Tecnologia da Informação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 378-388. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.235149.