Proposta Inicial de um Conjunto de Heurísticas para Avaliação de Sistemas Educacionais Gamificados

  • Otávio Felipe dos Santos Frezato UTFPR
  • Thiago Adriano Coleti UENP
  • Pedro Henrique Dias Valle UFJF

Resumo


Nos últimos anos, diversas iniciativas têm sido propostas para motivar os alunos a aprender conteúdos educacionais e também para engajá-los nos processos de aprendizagem. Dentre elas, destaca-se a gamificação, que pode proporcionar diferentes benefícios, como motivação, engajamento, aprendizagem ativa, feedback imediato, colaboração e trabalho em equipe. Apesar disso, existem alguns efeitos negativos que a gamificação pode promover quando os sistemas educacionais gamificados são utilizados na prática sem possuírem boa qualidade. Portanto, é necessário utilizar mecanismos para avaliar a qualidade desses sistemas. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo propor um novo conjunto de heurísticas para avaliar os sistemas educacionais gamificados.

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Publicado
06/11/2023
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FREZATO, Otávio Felipe dos Santos; COLETI, Thiago Adriano; VALLE, Pedro Henrique Dias. Proposta Inicial de um Conjunto de Heurísticas para Avaliação de Sistemas Educacionais Gamificados. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 439-450. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.235308.