Avaliação de um Sistema de Chatbot no Ensino de Enfermagem

  • Carlos Cesar Custódio FACREI / UTFPR
  • Eduardo Filgueiras Damasceno UTFPR

Resumo


Este artigo apresenta uma experiência com 16 estudantes do curso superior de enfermagem que foram treinados em uma ação de atendimento em emergência de saúde por um sistema de comunicação Chatbot. É destacado o poder da Saúde Digital (SD) no ensino em Enfermagem e o quanto os alunos foram impactados pela tecnologia. O instrumento de pesquisa abordado foi um questionário com 30 questões relacionadas com os requisitos de satisfação do usuário, eficiência da resposta, aspectos emocionais e motivacionais (engajamento e aceitação). Foi usado uma escala Likert de variação de 1 a 5. Os resultados encontrados versam sobre as facilidades de uso, implicações encontradas no processo de ensino e a relação socio-emocional com a tecnologia utilizada no processo de ensino-aprendizagem sem o professor.

Referências

Adamopoulou, E. and Moussiades, L. (2020). An overview of chatbot technology. In Artificial Intelligence Applications and Innovations: 16th IFIP WG 12.5 International Conference, AIAI 2020, Neos Marmaras, Greece, June 5–7, 2020, Proceedings, Part II 16, pages 373–383. Springer.

Azevedo Chagas, B., Ferreguetti, K., C. Ferreira, T., S. Marcolino, M., B. Ribeiro, L., S. Pagano, A., S. N. Reis, Z., O. Prates, R., Meira Jr., W., and L. Ribeiro, A. Chatbot as a telehealth intervention strategy in the COVID-19 pandemic: Lessons learned from an action research approach. 24(3).

Barbosa, B. J. P., da Silva, A. P., de Jesus Mota, T., and Nichiata, L. Y. I. (2019). Análise do conteúdo central dos aplicativos sobre hiv para smartphones. Journal of Health Informatics, 11(1).

Barbosa, M. L., Atanasio, L. L. d. M., Medeiros, S. G. d., Saraiva, C. O. P. d. O., and Santos, V. E. P. (2021). Evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review. Revista Brasileira de Enfermagem, 74.

Barreto, I. C. d. H. C., Barros, N. B. S., Theophilo, R. L., Viana, V. F., Silveira, F. R. d. V., Souza, O. d., Sousa, F. J. G. d., Oliveira, A. M. B. d., and Andrade, L. O. M. d. (2021). Desenvolvimento e avaliação do protótipo da aplicação gissa chatbot mamãe-bebê para promoção da saúde infantil. Ciência & Saúde Coletiva, 26:1679–1690.

Barros, E. A. C. and Mazucheli, J. (2005). Um estudo sobre o tamanho e poder dos testes t-student e wilcoxon. Acta Scientiarum. Technology, 27(1):23–32.

Caldarini, G., Jaf, S., and McGarry, K. (2022). A literature survey of recent advances in chatbots. Information, 13(1):41.

Chang, C.-Y., Hwang, G.-J., and Gau, M.-L. (2022). Promoting students’ learning achievement and self-efficacy: A mobile chatbot approach for nursing training. British Journal of Educational Technology, 53(1):171–188.

Cook, C. R., Kilgus, S. P., and Burns, M. K. (2018). Advancing the science and practice of precision education to enhance student outcomes. Journal of School Psychology, 66:4–10.

Custódio, C. C. and Damasceno, E. F. (2022). Um mapeamento bibliográfico sobre agentes conversacionais em situações de urgência e emergência de saúde. Revista Diálogo E Interação, 16(1):87–95.

da Silva, M. E. P., Capelario, E. d. F. S., dos Santos, L. A., Cardoso, M. C. V., da Silva, É. d. A. A., da Silva, W. G., de Araújo Pereira, B. L., da Silva, N. F., Formiga, C. M. O. M., and Zanoni, R. D. (2022). Manobra de heimlich como técnica de desengasgo nos primeiros socorros pediátricos: Revisão integrativa de literatura. Research, Society and Development, 11(17):e50111738629–e50111738629.

de Oliveira Salvador, P. T. C., Martins, C. C. F., Alves, K. Y. A., Pereira, M. S., Santos, V. E. P., and Tourinho, F. S. V. (2015). Tecnologia no ensino de enfermagem. Revista Baiana de Enfermagem, 29(1).

Diogenes, C. N., de Paula, M. L., and Jorge, M. S. B. (2022). Chatbot como instrumento de promoção do autocuidado em saúde mental para profissionais da saúde que atuam na linha de frente durante a pandemia de covid-19: Protocolo de revisão de escopo. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, 3(11):e3112119–e3112119.

Hong, C. (2017). Design of human-computer interaction interface considering user friendliness. International Journal of Reasoning-based Intelligent Systems, 9(3-4):162–169.

Hussain, S., Ameri Sianaki, O., and Ababneh, N. (2019). A survey on conversational agents/chatbots classification and design techniques. In Web, Artificial Intelligence and Network Applications: Proceedings of the Workshops of the 33rd International Conference on Advanced Information Networking and Applications (WAINA-2019) 33, pages 946–956. Springer.

Jovanović, M., Baez, M., and Casati, F. (2020). Chatbots as conversational healthcare services. IEEE Internet Computing, 25(3):44–51.

Kandpal, P., Jasnani, K., Raut, R., and Bhorge, S. (2020). Contextual chatbot for healthcare purposes (using deep learning). In 2020 Fourth World Conference on Smart Trends in Systems, Security and Sustainability (WorldS4), pages 625–634. IEEE.

Kretzschmar, K., Tyroll, H., Pavarini, G., Manzini, A., Singh, I., and Group, N. Y. P. A. (2019). Can your phone be your therapist? young people’s ethical perspectives on the use of fully automated conversational agents (chatbots) in mental health support. Biomedical informatics insights, 11:1178222619829083.

Lima, K. J. V., Lacerda, M. V. G. d., Monteiro, W. F., Ferreira, D. S., Andrade, L. L. C. d., and Ramos, F. R. S. (2022). Arranjos tecnoassistenciais no enfrentamento da pandemia da covid-19 na perspectiva de gestores. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 30.

Müller, L., Mattke, J., Maier, C., and Weitzel, T. (2020). Conversational agents in healthcare: using qca to explain patients’ resistance to chatbots for medication. In Chatbot Research and Design: Third International Workshop, CONVERSATIONS 2019, Amsterdam, The Netherlands, November 19–20, 2019, Revised Selected Papers 3, pages 3–18. Springer.

Oh, K.-J., Lee, D., Ko, B., and Choi, H.-J. (2017). A chatbot for psychiatric counseling in mental healthcare service based on emotional dialogue analysis and sentence generation. In 2017 18th IEEE international conference on mobile data management (MDM), pages 371–375. IEEE.

Oliveira, N., Costa, A., Araujo, D., and Portela, C. (2019). Helpcare: Um protótipo de chatbot para o auxílio do tratamento de doenças crônicas. In Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde, pages 282–287. SBC.

Paschoal, L. N., Conte, T. U., and de Souza, S. R. (2022). O que revelam os estudos secundários sobre chatbots na educação? In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1126–1137. SBC.

Penna, C. M. d. M., Faria, R. S. R., and Rezende, G. P. d. (2014). Acolhimento: triagem ou estratégia para universalidade do acesso na atenção à saúde? Revista Mineira de Enfermagem, 18(4):815–829.

Przegalinska, A., Ciechanowski, L., Stroz, A., Gloor, P., and Mazurek, G. (2019). In bot we trust: A new methodology of chatbot performance measures. Business Horizons, 62(6):785–797.

Ramesh, K., Ravishankaran, S., Joshi, A., and Chandrasekaran, K. (2017). A survey of design techniques for conversational agents. In Information, Communication and Computing Technology: Second International Conference, ICICCT 2017, New Delhi, India, May 13, 2017, Revised Selected Papers, pages 336–350. Springer.

Silveira, M. d. S. and Cogo, A. L. P. (2017). Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem: revisão integrativa. Revista Gaúcha de Enfermagem, 38.

Soares, C. R., Peres, H. H. C., and de Oliveira, N. B. (2018). Processo de enfermagem: revisão integrativa sobre as contribuições da informática. Journal of Health Informatics, 10(4).

Tegos, S., Demetriadis, S., Papadopoulos, P. M., and Weinberger, A. (2016). Conversational agents for academically productive talk: A comparison of directed and undirected agent interventions. International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning, 11:417–440.

Yin, J., Goh, T.-T., Yang, B., and Xiaobin, Y. (2021). Conversation technology with micro-learning: The impact of chatbot-based learning on students’ learning motivation and performance. Journal of Educational Computing Research, 59(1):154–177.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
CUSTÓDIO, Carlos Cesar; DAMASCENO, Eduardo Filgueiras. Avaliação de um Sistema de Chatbot no Ensino de Enfermagem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 521-535. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.233474.