Desenvolvimento de um Jogo de RPG Digital para Fortalecer a Alfabetização no Ensino Fundamental II
Resumo
Neste artigo, descreve-se o desenvolvimento de um jogo educacional digital do gênero RPG voltado para o ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental II. O jogo utiliza o motor gráfico Unity 3D e procura oferecer uma abordagem dinâmica para o ensino, convidando os alunos a embarcar em uma viagem por Lexiconium, um mundo de magia. O protagonista, nomeado pelo jogador, deve impedir Pedro, o Carrasco Acadêmico, de ameaçar Lexiconium com magia proibida. O artigo discute a criação e implementação do RPG Digital, seus desafios e resultados preliminares, contribuindo para a discussão sobre o uso de jogos digitais no ensino e inspirando novos projetos nessa área.
Palavras-chave:
jogos digitais, jogo educacional, educação, língua portuguesa, alfabetização, RPG
Referências
Barroso, L. R. (2019). A educação básica no brasil:: Do atraso prolongado à conquista do futuro. Revista Brasileira de Direitos Fundamentais & Justiça, 13(41):117–155.
Carvalho, G. R. d. (2018). A importância dos jogos digitais na educação.
Cotonhoto, L. A., Rossetti, C. B., and Missawa, D. D. A. (2019). A importância do jogo e da brincadeira na prática pedagógica. Construção psicopedagógica, 27(28):37–47.
Garneli, V., Patiniotis, K., and Chorianopoulos, K. (2019). Integrating science tasks and puzzles in computer role playing games. Multimodal Technologies and Interaction, 3(3):55.
Gonçalves, B. C., Soares, J. E. S., Oliveira, P., Marques, J., da Costa Cavalheiro, S. A., Foss, L., Du Bois, A., Reiser, R., Piana, C., and Mazzini, A. R. (2022). Jogo de rpg para o desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional no ensino fundamental: Jogo digital e formação de professores. Revista Brasileira de Informática na Educação, 30:262–291.
Guedes, H. G. (2019). Simulador de realidade virtual versus caixa-preta no ensino de procedimentos minimamente invasivos: revisão sistemática e metanálise. PhD thesis, Universidade de São Paulo.
Pacheco, A., Costa, H. R., et al. (2023). Jogos digitais e aprendizagem em química: Uma análise a partir da revisão sistemática da literatura.
Petri, G., Gresse von Wangenheim, C., and Borgatto, A. F. (2019). Meega+: Um modelo para a avaliação de jogos educacionais para o ensino de computação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(3).
Queiroz, A. d. F. A., Fassarella, L. S., and Cardoso, V. C. (2021). Jogos digitais educativos: fundamentos teóricos e análise de dois casos. Ensino da Matemática em Debate, 8(1):116–138.
SM, E., editor (2018). Geração Alpha Língua Portuguesa 8. SM Educação, Brasil.
Tori, R., Kirner, C., and Siscoutto, R. A. (2006). Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada. Editora SBC Porto Alegre.
Villani, M. and Oliveira, D. A. (2018). Avaliação nacional e internacional no brasil: os vínculos entre o pisa e o ideb. Educação & Realidade, 43:1343–1362.
Carvalho, G. R. d. (2018). A importância dos jogos digitais na educação.
Cotonhoto, L. A., Rossetti, C. B., and Missawa, D. D. A. (2019). A importância do jogo e da brincadeira na prática pedagógica. Construção psicopedagógica, 27(28):37–47.
Garneli, V., Patiniotis, K., and Chorianopoulos, K. (2019). Integrating science tasks and puzzles in computer role playing games. Multimodal Technologies and Interaction, 3(3):55.
Gonçalves, B. C., Soares, J. E. S., Oliveira, P., Marques, J., da Costa Cavalheiro, S. A., Foss, L., Du Bois, A., Reiser, R., Piana, C., and Mazzini, A. R. (2022). Jogo de rpg para o desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional no ensino fundamental: Jogo digital e formação de professores. Revista Brasileira de Informática na Educação, 30:262–291.
Guedes, H. G. (2019). Simulador de realidade virtual versus caixa-preta no ensino de procedimentos minimamente invasivos: revisão sistemática e metanálise. PhD thesis, Universidade de São Paulo.
Pacheco, A., Costa, H. R., et al. (2023). Jogos digitais e aprendizagem em química: Uma análise a partir da revisão sistemática da literatura.
Petri, G., Gresse von Wangenheim, C., and Borgatto, A. F. (2019). Meega+: Um modelo para a avaliação de jogos educacionais para o ensino de computação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(3).
Queiroz, A. d. F. A., Fassarella, L. S., and Cardoso, V. C. (2021). Jogos digitais educativos: fundamentos teóricos e análise de dois casos. Ensino da Matemática em Debate, 8(1):116–138.
SM, E., editor (2018). Geração Alpha Língua Portuguesa 8. SM Educação, Brasil.
Tori, R., Kirner, C., and Siscoutto, R. A. (2006). Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada. Editora SBC Porto Alegre.
Villani, M. and Oliveira, D. A. (2018). Avaliação nacional e internacional no brasil: os vínculos entre o pisa e o ideb. Educação & Realidade, 43:1343–1362.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
CARVALHO, Victor Barcelos Gontijo de; SILVA, Jonatan Henrique da; PAIXÃO, Gabriel de Freitas; CASTRO, Hugo Rodrigo Gomes de; INOCÊNCIO, Ana Carolina Gondim; RIBEIRO, Marcos Wagner de Souza; SOUSA, Pedro Moises de.
Desenvolvimento de um Jogo de RPG Digital para Fortalecer a Alfabetização no Ensino Fundamental II. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 670-679.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234418.