Solucione.me: um sistema responsivo baseado em gamificação para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, apoiado no ENADE

  • José Maria das Chagas Júnior UFERSA
  • Sthenia dos Santos Albano Amora UFERSA
  • Laura Camila Cardoso Rodrigues UFERSA
  • Paulo Gabriel Gadelha Queiroz UFERSA

Resumo


O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) compõe uma das bases avaliativas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e tem como principal propósito, avaliar o rendimento dos estudantes a partir da sua formação nos cursos de graduação. Por isso, este trabalho identificou a possibilidade de se basear nesses resultados para aprimorar os processos de ensino-aprendizagem. Para tanto, este artigo apresenta o planejamento, criação e avaliação de uma plataforma de aprendizagem Web responsiva, baseada no ENADE e que utiliza elementos de gamificação com o propósito de aumentar o engajamento dos estudantes. O software foi avaliado, por meio de questionários de aceitação tecnológica, aplicados com 38 usuários e que apresentou resultados promissores, com média geral de 4,71 entre 5 pontos possíveis.

Referências

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Publicado
06/11/2023
CHAGAS JÚNIOR, José Maria das; AMORA, Sthenia dos Santos Albano; RODRIGUES, Laura Camila Cardoso; QUEIROZ, Paulo Gabriel Gadelha. Solucione.me: um sistema responsivo baseado em gamificação para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, apoiado no ENADE. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 707-717. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234578.