Requisitos para utilização de Jogos Educacionais Digitais na Alfabetização e Letramento sob a perspectiva docente

  • Laís Freitas da Silva IFRS
  • Márcia Häfele Islabão Franco IFRS

Resumo


Este artigo conjectura o uso de jogos educacionais digitais (JEDs) como forma de apoiar a alfabetização e letramento de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, segundo a fala de professoras que utilizam estas ferramentas em suas práticas docentes. Foram entrevistadas dez professoras alfabetizadoras da rede pública de ensino, como instrumento para a coleta de dados de uma análise qualitativa. Desta forma, objetivou-se identificar os requisitos necessários para a utilização de JEDs para alfabetização e letramento. Os resultados relatam a fala docente sobre as ferramentas disponibilizadas, o que esperam de um jogo digital para alfabetização e os desafios para o uso e aplicação destes.

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Publicado
06/11/2023
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SILVA, Laís Freitas da; FRANCO, Márcia Häfele Islabão. Requisitos para utilização de Jogos Educacionais Digitais na Alfabetização e Letramento sob a perspectiva docente. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 718-727. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234685.