Gamificação na Educação Básica: Uma Revisão Sistemática do Cenário Nacional

  • Alex Pereira Machado IFSul
  • Guilherme Ribeiro Rostas IFSul
  • Tauã Milech Cabreira IFSul

Resumo


Este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre gamificação na Educação Básica. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada por meio do Portal de Periódicos CAPES e da Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações, abrangendo o período de 2018 até o primeiro trimestre de 2023, com enfoque na língua portuguesa. Os estudos revisados destacaram benefícios da gamificação, como maior motivação, engajamento e compreensão dos conteúdos, além da melhora na relação aluno-professor. No entanto, ressaltou-se a importância do embasamento desta estratégia em teorias de aprendizagem, planejamento de sua implementação de forma contextualizada e a necessidade de capacitação dos professores neste tópico.

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Publicado
06/11/2023
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MACHADO, Alex Pereira; ROSTAS, Guilherme Ribeiro; CABREIRA, Tauã Milech. Gamificação na Educação Básica: Uma Revisão Sistemática do Cenário Nacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 738-751. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234744.