Aplicabilidade de Jogos Digitais Comerciais na Educação: Uma revisão da literatura
Resumo
Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica que aborda a aplicabilidade dos jogos digitais comerciais na educação, com o objetivo de trazer à tona essa discussão. O presente estudo oferece uma compreensão do tema, abordando conceitos fundamentais e embasando-se na fundamentação teórica construída ao longo das últimas duas décadas de pesquisas na área. Além disso, são apresentados exemplos de pesquisas que evidenciam os benefícios do uso de jogos digitais comerciais na educação, bem como as barreiras e desafios encontrados durante a realização desses estudos.
Referências
Backlund, P. e Hendrix, M. (2013). Educational games - are they worth the effort? a literature survey of the effectiveness of serious games. In 2013 5th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-GAMES), pages 1–8.
Banco Nacional do Desenvolvimento (Brasil) (2017). O mercado dos jogos sérios. [link]. Acesso em: 17 jun. 2023.
Bittencourt, P. E. (2018). Finish him: possibilidades do uso de jogos eletrônicos comerciais como recursos didáticos no ensino de história. 120f. Dissertação (mestrado profissional em educação e docência), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Brown, J. S., Collins, A., e Duguid, P. (1989). Situated cognition and the culture of learning. Educational Researcher, 18(1):32–42.
Caetano Nêto, J. e de Menezes, P. (2021). Games como máquinas de aprendizagem: um relato de experiência com o uso dos games assassinís creed e civilization vi na disciplina de história. Revista Docência e Cibercultura, 5(4):191–215.
Campos, T. R., Ramos, D. K., e Brito, C. R. (2021). Aprendizagem de ciências no jogo digital plague inc.: análise de conteúdo em uma comunidade de jogadores. Revista Iberoamericana de Educación, 87(2):51–65.
EDUMÍDIA (2019). Aprendizagem baseada em jogos: sugestões de estratégias de ensino. [link]. Acesso em: 17 jun. 2023.
Forbes (2022). O que faz do brasil um mercado estratégico para os games? [link]. Acesso em: 20 jun. 2023.
Kadooka, A. e Lepre, R. M. (2019). Nativos digitais: a influência das novas tecnologias no desenvolvimento moral infanto-juvenil. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 9(2):153–174.
Lima, T. C. S. d. e Mioto, R. C. T. (2007). Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, 10(spe):37–45.
Panoutsopoulos, H. e Sampson, D. G. (2012). A study on exploiting commercial digital games into school context. Journal of Educational Technology Society, 15(1):15–27.
Papert, S. (1998). Does easy do it? children, games, and learning. Game Developer, 5(6):88.
Prensky, M. (2003). Digital game-based learning. Comput. Entertain., 1(1):21.
Severino, A. J. (2017). Metodologia do trabalho científico. Cortez Editora, São Paulo.
Silva, G. A. (2018). Formação de professores para o uso de jogos digitais: um estudo com os egressos do curso de especialização em educação na cultura digital. Tese (doutorado), Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Silva, R. G. T. d. (2016). Game-based learning: Brincando e aprendendo conceitos de evolução com o game SPORE. 107f. Dissertação (programa de pós-graduação em ensino de ciências e educação matemática - ppgecem), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP.
Sousa, C. e Costa, C. (2018). Videogames as a learning tool: is game-based learning more effective? Revista Lusófona de Educação.
Tobias, S., Fletcher, J. D., e Wind, A. P. (2014). Game-based learning. In Handbook of Research on Educational Communications and Technology, pages 485–503. Acesso em: 20 jun. 2023.
Van Eck, R. (2006). Digital game-based learning: It’s not just the digital natives who are restless. EDUCAUSE review, 41(2):16.
Van Eck, R. (2009). A guide to integrating cots games into your classroom. In Handbook of research on effective electronic gaming in education, pages 179–199. IGI Global.
Van Eck, R. (2015). Digital game-based learning: Still restless, after all these years. EDUCAUSE review, 50(6):13.