Desenvolvimento da Consciência Fonológica no Processo de Alfabetização – Análise do aplicativo Graphogame

  • Maria Salete IFC
  • Degelane C. Duarte IFC
  • Andréa C. Dias Escola de Educação Básica Osvaldo Reis

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar se as atividades propostas pelo jogo Graphogame estão alinhadas com as teorias acerca do desenvolvimento da consciência fonológica. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com análises qualitativas. Foi possível constatar que o fato de o jogo focalizar na correspondência entre letra e som de forma descontextualizada das palavras não está em conformidade com os aspectos teóricos, podendo contribuir apenas parcialmente para o desenvolvimento da consciência fonológica. Além disso, a repetição exaustiva das mesmas atividades, a baixa qualidade do som e a falta de contextualização contribuem para a ineficiência do jogo como recurso didático para o professor. No entanto, o jogo está em constante atualização, podendo ser aperfeiçoado e suas limitações resolvidas.

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Publicado
06/11/2023
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SALETE, Maria; DUARTE, Degelane C.; DIAS, Andréa C.. Desenvolvimento da Consciência Fonológica no Processo de Alfabetização – Análise do aplicativo Graphogame. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 776-787. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234851.