Jogo do Tipo Quiz Auxilia no Engajamento do Estudante
Resumo
A desmotivação por parte do estudante é um dos principais fatores que geram elevados índices de evasão na modalidade de educação a distância. Por conseguinte, inovações nas formas de ensino-aprendizagem são fundamentais para as Instituições de Ensino. Em vista disso, o objetivo deste trabalho é identificar como os jogos no formato de Quiz podem auxiliar no engajamento do aluno durante o processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma Revisão Rápida, na qual 79 estudos foram identificados e 5 foram considerados relevantes para responder às questões de pesquisa. Com isso, observou-se sinais de que o Quiz pode ser uma ferramenta inovadora para o processo ensino e aprendizagem, sendo percebidos como eficazes.
Referências
Dos Santos, A. V., Janke, L. C. & Stracke, M. P. (2020). "A utilização combinada do aplicativo Quiz Tabela Periódica com o software Hot Potatoes no estudo da classificação periódica dos elementos químicos". Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, [S. l.], n. 25, p. e8, 2020. DOI: 10.24215/18509959.25.e8.
Inep. Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira. (2020). "Censo da Educação Superior". Brasília, DF, [link], mar. 2023.
Inep. Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira. (2021). "Censo da Educação Superior". Brasília, DF, 2021. [link], mar. 2023.
Lima, J. G. de & Castro. C. C. de. (2021). "Fatores Críticos de Sucesso na Evasão de Alunos do Ensino Superior a Distância". EaD em Foco, v. 11, n. 1, e1445, 2021. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1445
Mantilla, S. P. S. & Alves, N. C. (2015). "Potencial Educativo do Jogo Perguntados". EaD em Foco, [S. l.], v. 5, n. 1, 2015. DOI: 10.18264/eadf.v5i1.298.
Neves, B. F.,Albuquerque, F. L. & Yamaguchi, K. K. de L. (2020). "Jogos lúdicos como ferramenta avaliativa no ensino de Ciências". Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 20, n. 45, p. 01–13, 2020. DOI: 10.31496/rpd.v20i45.1380.
Vargas, A. F. et al. (2020). "A UTILIZAÇÃO DE TICs NO DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA “AGROTÓXICO”: UM QUIZ COMO FERRAMENTA DE APOIO PEDAGÓGICO". Revista ENCITEC, [S.l.], v. 10, n. 3, p. 215-219, out. 2020. ISSN 2237-4450. doi: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i3.3619.
Periódicos (2023). "Portal de Periódicos da CAPES". [link], mar. 2023.
Petersen, K.,Vakkalanka, S. & Kuzniarz, L. (2015) "Guidelines for conducting systematic mapping studies in software engineering: An update". Information and Software Technology 64 (08 2015), 1–18. https://doi.org/10.1016/j.infsof.2015.03.007
Sánchez-Tarragó, N., Vale, M. S. P. & Marques, M. A. de L. (2022). "Gamificação no ensino da classificação bibliográfica: experiência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte". Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 9, n. número especial, p. 1–11, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.328.
Silva A. X., Cusati, I. C. & Guerra, M. G. G. V. (2018). "Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias". RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 03, p. 979-996, jul./set. [link], mar. 2023.
Sonnenstrahl, T. S., Bernardi, G. & Pertile S. (2021). "Análise de Interações do Ambiente Virtual de Aprendizagem para Predição de Evasão em Cursos no Ensino a Distância". EaD em Foco, v. 11, n. 1, e1463, 2021. https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1463
Vieira, K. M. et al. (2020). "Escala de Determinantes da Evasão no Ensino a Distância (EDED): Proposição e Validação". EaD em Foco, v. 10, n. 2, e1035, 2020. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1035
Wohlin, C. et al. (2012). "Experimentation in software engineering". Springer Science & Business Media.