My Name: desenvolvimento de um conjunto de mecânicas para abordar o Problema da Mochila em um jogo educacional

  • Lucas T. Nascimento UEA
  • Fabrizio Honda UEA / UFAM
  • Douglas Melo UEA / UFAM
  • Marcela Pessoa UEA
  • Elaine H. T. Oliveira UFAM
  • David Fernandes UFAM
  • Fernanda G. S. Pires UEA

Resumo


Pesquisas apontam que os conteúdos de computação são complexos e de difícil compreensão. Os jogos educacionais podem ser aliados importantes para facilitar a aprendizagem de Computação, pois contam com um ambiente lúdico que pode ser um espaço para simulações de temas complexos. Este trabalho apresenta a abstração do Problema da Mochila através de um jogo educacional denominado “My Name”, que usa como fundamentos a Teoria da Carga Cognitiva e Narrative Learning. Foram realizados testes heurísticos e análise de dados de interação que indicam resultados promissores quanto ao potencial de aprendizagem.

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Publicado
06/11/2023
NASCIMENTO, Lucas T.; HONDA, Fabrizio; MELO, Douglas; PESSOA, Marcela; OLIVEIRA, Elaine H. T.; FERNANDES, David; PIRES, Fernanda G. S.. My Name: desenvolvimento de um conjunto de mecânicas para abordar o Problema da Mochila em um jogo educacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 888-899. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.235087.