Educação Socioenativa: Integrando o Ambiente da Sala de Aula (Social e Físico) com o Digital Usando a Emoção

  • José V. da Silva UNICAMP / SEED-PR
  • Cristiane M. Carlos SEED-PR
  • M. Cecília C. Baranauskas UNICAMP

Resumo


Neste trabalho introduzimos o conceito de aula socioenativa, inserindo a dimensão digital, embutida na física de uma sala de aula, permitindo que aqueles que estavam nela pudessem expor e visualizar os sentimentos do coletivo da classe. O compartilhamento de emoções e a sua percepção afeta a dimensão social, reconfigurando-a e realimentando a dimensão digital que se modifica e retorna ao físico e social da sala. Um sistema com as dimensões social, física e digital foi estabelecido numa Sala de Recursos Multifuncional em 6 encontros. As crianças compartilharam suas emoções utilizando o Físico e visualizaram numa luminária a última emoção compartilhada, bem como num mosaico a mistura das emoções. A professora atuou no social para articular os sentimentos trazidos no início da aula, modificando a forma de atuar, quando necessário. Resultados ilustram as formas como a aula se tornou socioenativa com o feedback entre as três dimensões.

Referências

Anderson, L. W., Krathwohl, D. R., Airasian, P. W., Cruikshank, K. A., Mayer, R. E., Pintrich, P. R., Raths, J., and Wittrock, M. C. (2000). A taxonomy for learning, teaching, and assessing: A revision of bloom’s taxonomy of educational objectives, abridged edition. Pearson.

Baranauskas, M. C. C. (2009). Socially aware computing. ICECE’2009 VI International Conference on Engineering and Computer Education, pages 30–45.

Baranauskas, M. C. C. (2014). Social awareness in hci. interactions, 21(4):66–69.

Baranauskas, M. C. C. (2015). Sistemas sócio-enativos: Investigando novas dimensões no design da interação mediada por tecnologias de informação e comunicação. FAPESP Thematic Project (2015/165280).

Baranauskas, M. C. C., Duarte, E. F., and Valente, J. A. (2023). Socioenactive interaction: Addressing intersubjectivity in ubiquitous design scenarios. International Journal of Human–Computer Interaction, 0(0):1–16.

Baranauskas, M. C. C., Martins, M. C., and Valente, J. A. (2013). Codesign de Redes Digitais: Tecnologia e Educação a Serviço da Inclusão Social. Editora Penso, Porto Alegre RS. Livro.

Bruner, J. (1966). Toward a theory of instruction. Belknap Press of Harvard University Press Cambridge, MA.

Dewey, J. (1976). Esperiência e Educação. Ed. Nacional, São Paulo SP.

Di Paolo, E., Rohde, M., and Jaegher, H. (2010). Horizons for the enactive mind: Values, social interaction, and play. Enaction: Towards a New Paradigm for Cognitive Science.

Liu, K. and Weizi, L. (2014). Organisational Semiotics for Business Informatics. Taylor & Francis.

Llenas, A. (2018). O Monstro das Cores. Aletria, Belo Horizonte MG.

SEED-PR (2021). Taxonomia de bloom – analisar/avaliar e criar sala de recursos multifuncional (srm).

Silva, J. V. d. and Baranauskas, M. C. C. (2020). Interaction spaces and socioenactive dimensions: Exploring perturbations of ioht. In Proceedings of the 19th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, IHC ’20, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Stamper, R. K. and Backhouse, J. (1988). Measur: method for eliciting, analysing, and specifying user requirements. In Computerized assistance during the information systems life cycle. North Holland, Netherlands.

Thompson, E. (2010). Mind in Life: Biology, Phenomenology, and the Sciences of Mind. Harvard University Press.

Tumlin, Z. (2019). “this is a quiet library, except when it’s not:” on the lack of neurodiversity awareness in librarianship. Music Reference Services Quarterly, 22(1-2):3–17.

Weiser, M. (1991). The computer for the 21st century. Scientific American, 265:94–104.

Weiser, M. and Brown, J. S. (1997). Beyond calculation. In Denning, P. J. and Metcalfe, R. M., editors, The Coming Age of Calm Technolgy, pages 75–85. Copernicus, New York, NY, USA.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, José V. da; CARLOS, Cristiane M.; BARANAUSKAS, M. Cecília C.. Educação Socioenativa: Integrando o Ambiente da Sala de Aula (Social e Físico) com o Digital Usando a Emoção. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 937-947. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.233690.