Experiências com uso de mesa tangível em espaços de educação não formal

  • Vinícius Kruger da Costa UFPel / IFSul
  • Eliana Zen UFPel / IFFar
  • Adriana Borda Almeida da Silva UFPel
  • Tatiana Aires Tavares UFPel

Resumo


Mesas tangíveis possibilitam uma interação com a informação digital mais próxima ao mundo real, utilizando-se de várias habilidades sensoriais dos usuários, como consciência espacial e corporal, aspectos lúdicos além do estímulo à colaboração. O objetivo deste artigo é apresentar o processo de implementação e discussão sobre os resultados das experimentações desenvolvidas em uma mesa tangível dentro de um espaço cultural educativo (Museu do Doce). Como contribuições, a pesquisa produziu uma mesa tangível interativa para o uso nesse espaço, bem como discutiu os resultados obtidos por meio de avaliações e observações, sugerindo abordagens e apontando potencialidades e limitações no uso desse dispositivo.

Referências

Appert, C., Pietriga, E., Bartenlian, E., and González, R. M. (2018). Custom-made tangible interfaces with touchtokens. In Proceedings of the 2018 international conference on advanced visual interfaces, pages 1–9.

Brooke, J. et al. (1996). Sus-a quick and dirty usability scale. Usability evaluation in industry, 189(194):4–7.

Costa, V. K. d. (2018). Diretrizes para projeto de interfaces gráficas do usuário (igu) com interação baseada em movimentos de cabeça. Master’s thesis, Universidade Federal de Pelotas.

De Raffaele, C., Smith, S., and Gemikonakli, O. (2017). Enabling the effective teaching and learning of advanced robotics in higher education using an active tui framework. In Proceedings of the 3rd Africa and Middle East Conference on Software Engineering, pages 7–12.

Falcão, T. P., Dackermann, T., Schüler, M., Ulrich, C., Klemke, A., and Moeller, K. (2018). Tangible tens: Evaluating a training of Basic numerical competencies with an interactive tabletop. Conference on Human Factors in Computing Systems - Proceedings, 2018-April:1–12.

Ishii, H. (2008a). Tangible bits: beyond pixels. Proceedings of the 2nd international conference on Tangible and Embedded Intreaction (TEI ’08), pages xv–xxv.

Ishii, H. (2008b). The tangible user interface and its evolution. Communications of the ACM, 51(6):32–36.

Jacob, R. J., Girouard, A., Hirshfield, L. M., Horn, M. S., Shaer, O., Solovey, E. T., and Zigelbaum, J. (2008). Reality-based interaction: a framework for post-wimp interfaces. In Proceedings of the SIGCHI conference on Human factors in computing systems, pages 201–210. ACM.

Jordà, S., Geiger, G., Alonso, M., and Kaltenbrunner, M. (2007). The reactable: exploring the synergy between live music performance and tabletop tangible interfaces. In Proceedings of the 1st international conference on Tangible and embedded interaction, pages 139–146. ACM.

Kaltenbrunner, M. (2009). reactivision and tuio: a tangible tabletop toolkit. In Proceedings of the ACM international Conference on interactive Tabletops and Surfaces, pages 9–16.

Kaltenbrunner, M., Bovermann, T., Bencina, R., Costanza, E., et al. (2005). Tuio: A protocol for table-top tangible user interfaces. In Proc. of the The 6th Int’l Workshop on Gesture in Human-Computer Interaction and Simulation, pages 1–5. Citeseer.

Not, E., Cavada, D., Maule, S., Pisetti, A., and Venturini, A. (2019). Digital augmentation of historical objects through tangible interaction. Journal on Computing and Cultural Heritage (JOCCH), 12(3):1–19.

Preece, J., Rogers, Y., and Sharp, H. (2013). Design de Interação 3ed. Bookman Editora.

Preuss, E., Vieira, M. B., Coutinho, K. S., Henriques, R. V. B., and Baldassarri, S. (2020). Uso de mesa tangível na educação inclusiva. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 742–751. SBC.

Zidianakis, E., Stratigi, K., Ioannidi, D., Partarakis, N., Antona, M., and Stephanidis, C. (2017). The farm game: a game designed to follow children’s playing maturity. In Interactivity, Game Creation, Design, Learning, and Innovation: 5th International Conference, ArtsIT 2016, and First International Conference, DLI 2016, Esbjerg, Denmark, May 2–3, 2016, Proceedings 5, pages 20–28. Springer.
Publicado
06/11/2023
COSTA, Vinícius Kruger da; ZEN, Eliana; SILVA, Adriana Borda Almeida da; TAVARES, Tatiana Aires. Experiências com uso de mesa tangível em espaços de educação não formal. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 983-994. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234413.