Experiências com uso de mesa tangível em espaços de educação não formal

  • Vinícius Kruger da Costa UFPel / IFSul
  • Eliana Zen UFPel / IFFar
  • Adriana Borda Almeida da Silva UFPel
  • Tatiana Aires Tavares UFPel

Resumo


Mesas tangíveis possibilitam uma interação com a informação digital mais próxima ao mundo real, utilizando-se de várias habilidades sensoriais dos usuários, como consciência espacial e corporal, aspectos lúdicos além do estímulo à colaboração. O objetivo deste artigo é apresentar o processo de implementação e discussão sobre os resultados das experimentações desenvolvidas em uma mesa tangível dentro de um espaço cultural educativo (Museu do Doce). Como contribuições, a pesquisa produziu uma mesa tangível interativa para o uso nesse espaço, bem como discutiu os resultados obtidos por meio de avaliações e observações, sugerindo abordagens e apontando potencialidades e limitações no uso desse dispositivo.

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Publicado
06/11/2023
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COSTA, Vinícius Kruger da; ZEN, Eliana; SILVA, Adriana Borda Almeida da; TAVARES, Tatiana Aires. Experiências com uso de mesa tangível em espaços de educação não formal. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 983-994. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234413.