Avaliando a acessibilidade a partir de uma perspectiva inclusiva: o caso da Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais

  • Krissia Mikaelly Lopes Menezes UFPR
  • Júlia S. B. Ortiz UFPR
  • Roberto Pereira UFPR

Resumo


O MeTA é um método composto de 70 normativas para apoiar a avaliação de Tecnologias Educacionais a partir de uma perspectiva inclusiva. Este artigo apresenta e discute a aplicação do MeTA para avaliar a acessibilidade da Plataforma MEC RED, uma plataforma colaborativa que disponibiliza recursos para a comunidade escolar e que precisa ser acessível para atender pessoas de todo o país com diferentes habilidades. Na avaliação da Plataforma com o MeTA, foram encontrados dez problemas com diferentes níveis de severidade, servindo como diagnóstico para informar o trabalho de tornar a plataforma inclusiva. Os resultados também ilustram a aplicabilidade do MeTA como um instrumento de apoio à avaliação.

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Publicado
06/11/2023
MENEZES, Krissia Mikaelly Lopes; ORTIZ, Júlia S. B.; PEREIRA, Roberto. Avaliando a acessibilidade a partir de uma perspectiva inclusiva: o caso da Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1018-1029. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234693.