Ensino da Educação Financeira para Pessoas com Deficiência Intelectual usando o Jogo Dominó Monetário

  • Gabriel Dalzoto Salles UTFPR
  • Thomas Krevey Derkascz UTFPR
  • Helyane Bronoski Borges UTFPR
  • Simone Nasser Matos UTFPR
  • Isabel Cristina Torrens UTFPR
  • Hellen Jaqueline Cordeiro Mizerski Assarte

Resumo


O ensino de conceitos financeiros permite que indivíduos adquiram habilidades essenciais para lidar com o dinheiro, promovendo a autonomia, principalmente àqueles com deficiência intelectual. Este artigo apresenta a avaliação do jogo educacional Dominó Monetário, o qual aborda a temática de Educação Financeira. O jogo foi aplicado para pessoas com deficiência intelectual e foi observado que 91,7% dos alunos conseguem diferenciar o valor monetário corretamente. Foram também avaliadas algumas competências socioemocionais referentes à autoconsciência e amabilidade. A avaliação do jogo mostrou que o Dominó Monetário caracteriza-se como mais uma ferramenta que pode ser utilizada no ensino de educação financeira.

Palavras-chave: deficiência intelectual, educação financeira, jogos educacionais

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Publicado
06/11/2023
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SALLES, Gabriel Dalzoto; DERKASCZ, Thomas Krevey; BORGES, Helyane Bronoski; MATOS, Simone Nasser; TORRENS, Isabel Cristina; MIZERSKI, Hellen Jaqueline Cordeiro. Ensino da Educação Financeira para Pessoas com Deficiência Intelectual usando o Jogo Dominó Monetário. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1030-1039. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234745.