Desenvolvimento de Soft Skills: Um Programa de Formação Universitária na Era da Capacitação 4.0

  • Sam da Silva Devincenzi FURG
  • Viviani Rios Kwecko FURG
  • Aléssio Almada da Costa FURG
  • Alessandro de Lima Bicho FURG

Resumo


O mercado de trabalho vem valorizando o desenvolvimento das habilidades comportamentais e interpessoais dos profissionais conhecidas como soft skills. Neste artigo, apresentamos um programa de formação universitária para o desenvolvimento dessas habilidades, a partir do modelo EMBRAPII Capacitação 4.0. Neste programa, os estudantes têm suas soft skills estimuladas em ambientes estruturados em projetos de inovação provenientes de parcerias público-privadas. Para a avaliação da proposta, organizou-se um estudo de caso das competências Criatividade e Resolução de Problemas Complexos, em que se analisa o método através de uma pesquisa de opinião junto aos estudantes, qualificada a partir de um Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).

Palavras-chave: Avaliação, Soft Skills, Inovação e Formação Universitária

Referências

Andrews, J. and Higson, H. (2008). Graduate employability, ‘soft skills’ versus ‘hard’ business knowledge: A european study. Higher Education in Europe, 33(4):411–422.

Balcar, J. (2016). Is it better to invest in hard or soft skills? The Economic and Labour Relations Review, 27(4):453–470.

Batista, E. J. S., Dezan, C. M., Cabral, H. F., and da Silva, R. C. (2021). Circuito steam: Oficina mão na massa para docentes da educação profissional durante a pandemia. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola, pages 191–201. SBC.

Direito, I., Azevedo, G., Pereira, A., and Duarte, A. d. O. (2012). Competências transversais nas engenharias: Comparação de estudantes do Brasil e Portugal. In XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, pages 1–11.

Embrapii (2021). Orientação Operacional 01/2021 Programa de Apoio Capacitação 4.0. Disponível em: [link]. Acessado em 10 de set. de 2023.

Galeano, E. (2015). O livro dos abraços. L&PM Editores. Eric Nepomuceno, tradutor.

John, J. (2009). Study on the nature of impact of soft skills training programme on the soft skills development of management students. Pacific Business Review, pages 19–27.

Kechagias, K. (2011). Teaching and Assessing Soft Skills. 1st Second Chance School of Thessaloniki Measuring and Assessing Soft Skills (MASS) project, Thessaloniki (Neapolis).

King, C. J. (2012). Restructuring engineering education: Why, how and when? Journal of Engineering Education, 101(1):1–5.

Klaus, P. (2010). Communication breakdown. California Job Journal, 28(1248):1–9.

Lefèvre, F. and Lefèvre, A. M. C. (2012). Pesquisa de representação social: um enfoque qualiquantitativo, volume 20. Editora Liber Livro.

Matturro, G. (2013). Soft skills in software engineering: A study of its demand by software companies in uruguay. In 2013 6th International Workshop on Cooperative and Human Aspects of Software Engineering (CHASE), pages 133–136.

Morin, J. and Willox, S. (2022). Closing the soft skills gap: A case in leveraging technology and the “flipped” classroom with a programmatic approach to soft skill development in business education. Transformative Dialogues: Teaching and Learning Journal, 15(1):82–97.

Pandey, V. K., Shukla, S., and Singh, B. (2022). Impact and influence of soft skill training on the employability of engineering and management graduate and post graduate students: A review. World Journal of Advanced Engineering Technology and Sciences, pages 026–031.

Rao, M. (2018). Soft skills: toward a sanctimonious discipline. On the Horizon, 26(3):215–224.

Ritter, B. A., Small, E. E., Mortimer, J. W., and Doll, J. L. (2018). Designing management curriculum for workplace readiness: Developing students’ soft skills. Journal of Management Education, 42(1):80–103.

Succi, C. and Canovi, M. (2020). Soft skills to enhance graduate employability: comparing students and employers’ perceptions. Studies in Higher Education, 45(9):1834– 1847.

Sujová, E., Čierna, H., Simanová, L., Gejdoš, P., and Štefková, J. (2021). Soft Skills Integration into Business Processes Based on the Requirements of Employers – Approach for Sustainable Education. Sustainability, 13(24):1–13.

World Economic Forum, J. (2020). The future of jobs report 2020. Retrieved from Geneva.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
DEVINCENZI, Sam da Silva; KWECKO, Viviani Rios; COSTA, Aléssio Almada da; BICHO, Alessandro de Lima. Desenvolvimento de Soft Skills: Um Programa de Formação Universitária na Era da Capacitação 4.0. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1074-1085. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.235392.