Mineração de Dados Educacionais: Investigando a Relação entre os Microdados do INEP e o Desempenho do IDEB

  • Mariana de Lira Farias UFS
  • Renê Pereira de Gusmão UFS
  • Cleonides Silva Dias Gusmão UFPB

Resumo


O objetivo deste trabalho foi investigar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em busca dos principais fatores que influenciam o seu resultado, através de mineração de dados educacionais. Para isso, foram analisados informações obtidas dos Microdados do INEP referentes ao Censo da Educação Básica e ao Sistema de Avaliação da Educação Básica. Os dados utilizados são referentes à situação socioeconômica de estudantes, à estrutura física das escolas e às condições de trabalho dos professores de turmas de terceiro ano do ensino médio de três estados, a saber: Sergipe, Bahia e Alagoas. Identificou-se que variáveis socioeconômicas dos estudantes possuem influência na obtenção da meta projetada do IDEB.
Palavras-chave: MDE, Mineração de dados, IDEB, Qualidade Educacional

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Publicado
06/11/2023
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FARIAS, Mariana de Lira; GUSMÃO, Renê Pereira de; GUSMÃO, Cleonides Silva Dias. Mineração de Dados Educacionais: Investigando a Relação entre os Microdados do INEP e o Desempenho do IDEB. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1109-1119. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.233489.