Sistemas Tutores Inteligentes na Aprendizagem por Competências: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Resumo
A aprendizagem baseada em competências é considerada uma das principais revoluções da educação contemporânea. Para promovê-la, currículos buscam mobilizar habilidades e atitudes junto aos discentes, indo além do simples objetivo de levar os estudantes a conhecer conteúdos específicos. Diante desse cenário, este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura visando à identificação de estudos que empregam sistemas tutores inteligentes para o desenvolvimento de competências nos discentes. Tal revisão foi baseada na estratégia PICO e partiu de 426 estudos, com 29 selecionados. Os resultados mostram a relevância de tais sistemas, assim como evidências de potencialização do aprendizado dos discentes.
Referências
Allen, L. K., Snow, E. L., and McNamara, D. S. (2015). Are you reading my mind? modeling students’ reading comprehension skills with natural language processing techniques. In Proceedings of the fifth international conference on learning analytics and knowledge, pages 246–254.
Azevedo, R., Bouchet, F., Duffy, M., Harley, J., Taub, M., Trevors, G., Cloude, E., Dever, D., Wiedbusch, M., Wortha, F., et al. (2022). Lessons learned and future directions of metatutor: leveraging multichannel data to scaffold self-regulated learning with an intelligent tutoring system. Frontiers in Psychology, 13.
Badaracco, M., Liu, J., and Martinez, L. (2013). A mobile app for adaptive test in intelligent tutoring system based on competences. In Workshop Proceedings of the 9th International Conference on Intelligent Environments, pages 419–430. IOS Press.
Badaracco, M. and Martínez, L. (2011). An intelligent tutoring system architecture for competency-based learning. In International Conference on Knowledge-Based and Intelligent Information and Engineering Systems, pages 124–133. Springer.
Bastiani, E., Mazzuco, A. E. d. R., and Reategui, E. B. (2020). Sistemas tutores inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática. Informática na educação: teoria & prática [recurso eletrônico]. Porto Alegre: UFRGS, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologia na Educação, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Vol. 23, n. 3 (2020), p. 85-99.
Belluzzo, R. C. B. (2005). Competências na era digital: desafios tangíveis para bibliotecários e educadores. ETD: Educação Temática Digital, 6(2):30–50.
Belluzzo, R. C. B. and Dudziak, E. A. (2009). Educação, informação e tecnologia na sociedade contemporânea: diferenciais à inovação? Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, 4(2):44–51.
Bóbó, M., Campos, F., Stroele, V., Braga, R., and David, J. (2019). Análise de sentimento na educação: Um mapeamento sistemático da literatura. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), page 249.
Costa, R. R. and de Sousa, R. R. (2020). O uso de tutores de programação inteligentes na produção de feedback para estudantes em tarefas de programação: Uma revisão sistemática da literatura. Brazilian Journal of Development, 6(5):29481–29496.
de Carvalho, S. D., de Melo, F. R., Flôres, E. L., Pires, S. R., and Loja, L. F. B. (2020). Intelligent tutoring system using expert knowledge and kohonen maps with automated training. Neural Computing and Applications, 32(17):13577–13589.
Gavidia, J. J. Z. and de Andrade, L. C. V. (2003). Sistemas tutores inteligentes.
Graesser, A. C., Hu, X., and McNamara, D. S. (2005). Computerized learning environments that incorporate research in discourse psychology, cognitive science, and computational linguistics. Experimental cognitive psychology and its applications.
Han, J., Zhao, W., Jiang, Q., Oubibi, M., and Hu, X. (2019). Intelligent tutoring system trends 2006-2018: A literature review. In 2019 eighth international conference on educational innovation through technology (EITT), pages 153–159. IEEE.
Kautzmann, T. R. and Jaques, P. A. (2016). Treinamento da habilidade metacognitiva de monitoramento do conhecimento em sistemas tutores. Revista Brasileira de Informática na Educação, 24(02):22.
Kitchenham, B., Charters, S., et al. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering.
Leyzberg, D., Ramachandran, A., and Scassellati, B. (2018). The effect of personalization in longer-term robot tutoring. ACM Transactions on Human-Robot Interaction (THRI), 7(3):1–19.
Li, H., Cheng, Q., Yu, Q., and Graesser, A. C. (2015). The role of peer agent’s learning competency in trialogue-based reading intelligent systems. In International Conference on Artificial Intelligence in Education, pages 694–697. Springer.
Liberati, A., Altman, D. G., Tetzlaff, J., Mulrow, C., Gøtzsche, P. C., Ioannidis, J. P., Clarke, M., Devereaux, P., Kleijnen, J., and Moher, D. (2009). The prisma statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate health care interventions: explanation and elaboration. Journal of Clinical Epidemiology, 62(10):e1–e34.
Lima, L. d. J. (2007). O perfil do profissional da informação demandado pelo mercado de trabalho nas regiões sul e sudeste do brasil.
Luccioni, A., Nkambou, R., Massardi, J., Bourdeau, J., and Coulombe, C. (2016). Sti-dico: a web-based system for intelligent tutoring of dictionary skills. In Proceedings of the 25th International Conference Companion on World Wide Web, pages 923–928.
Marinissen, E. J., Singh, A., Glotter, D., Esposito, M., Carulli, J. M., Nahar, A., Butler, K. M., Appello, D., and Portelli, C. (2010). Adapting to adaptive testing. In 2010 Design, Automation & Test in Europe Conference & Exhibition (DATE 2010), pages 556–561. IEEE.
MEC (2017). Base nacional comum curricular. [link]. Acessado em 21/03/2023.
MEC (2019). Diretrizes curriculares nacionais do ensino superior. [link]. Acessado em 21/03/2023.
Navarro, J.-J., Mourgues-Codern, C., Guzmán, E., Rodríguez-Ortiz, I. R., Conejo, R., Sánchez-Gutiérrez, C., De la Fuente, J., Martella, D., and Saracostti, M. (2018). Integrating curriculum-based dynamic assessment in computerized adaptive testing: Development and predictive validity of the edpl-bai battery on reading competence. Frontiers in Psychology, 9:1492.
Neto, R. N. B. and de Lima, R. W. (2016). Sistemas computacionais de tutoria inteligente: Uma revisão sistemática da literatura. In Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação.
Nunes, C. F. D. (2021). Sistema de apoio ao mapeamento de algumas competências em estudantes de graduação.
Parra, R. I. C. et al. (2014). Competências de empregabilidade: exploração do mercado de trabalho português. PhD thesis, Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais.
Payne, V. L., Medvedeva, O., Legowski, E., Castine, M., Tseytlin, E., Jukic, D., and Crowley, R. S. (2009). Effect of a limited-enforcement intelligent tutoring system in dermatopathology on student errors, goals and solution paths. Artificial Intelligence in Medicine, 47(3):175–197.
Reis, H. M., Isotani, S., and Jaques, P. A. (2018). Sistemas tutores inteligentes que detectam as emoções dos estudantes: um mapeamento sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, 26(3).
Rissoli, V. R. V., Giraffa, L. M. M., and de Paula Martins, J. (2006). Sistema tutor inteligente baseado na teoria da aprendizagem significativa com acompanhamento fuzzy. Informática na educação: teoria & prática, 9(2).
Roll, I., Aleven, V., McLaren, B. M., and Koedinger, K. R. (2011). Improving students’ help-seeking skills using metacognitive feedback in an intelligent tutoring system. Learning and instruction, 21(2):267–280.
Sharma, A. (2018). Regulating collaborative learning in sql-tutor. In Proceedings of the 26th Conference on User Modeling, Adaptation and Personalization, pages 341–344.
Solé-Beteta, X., Navarro, J., Vernet, D., Zaballos, A., Torres-Kompen, R., Fonseca, D., and Briones, A. (2021). Automatic tutoring system to support cross-disciplinary training in big data. The Journal of Supercomputing, 77(2):1818–1852.
Sottilare, R. A., Brawner, K. W., Sinatra, A. M., and Johnston, J. H. (2017). An updated concept for a generalized intelligent framework for tutoring (gift). GIFTtutoring. org, pages 1–19.
Tran, L. (2021). Developing a competency-based training tool to introduce word reading drills to novice learners. PhD thesis, Harvard University.
Wambsganss, T., Kueng, T., Soellner, M., and Leimeister, J. M. (2021). Arguetutor: An adaptive dialog-based learning system for argumentation skills. In Proceedings of the 2021 CHI conference on human factors in computing systems, pages 1–13.
Yang, C. (2009). An intelligent tutoring system based on personalized learning. Faculty of Graduate Studies and Research, University of Regina.
Zabala, A. and Arnau, L. (2015). Como aprender e ensinar competências. Penso Editora.