Predição do Conceito ENADE dos Cursos de Computação no Brasil

  • Renan G. A. Sakashita UTFPR
  • Diego Bertolini UTFPR
  • André Luis Schwerz UTFPR

Resumo


O ENADE é uma avaliação em larga escala aplicada a estudantes de graduação no Brasil. Suas pontuações servem como métrica para avaliar a qualidade do ensino, conhecida como Conceito ENADE. Uma classificação mais elevada do Conceito ENADE pode levar a maior visibilidade e investimentos nas Instituições de Ensino Superior. Este trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho de técnicas de Aprendizado de Máquina na predição do Conceito ENADE para cursos de computação no Brasil utilizando microdados do exame. Os experimentos envolvem a avaliação de vários classificadores com variações no conjunto de dados e a consideração do impacto do aspecto temporal do exame no desempenho da predição. Identificou-se que o Support Vector Machine produz os melhores resultados de predição. Ademais, os resultados sugerem que dados de treinamento mais antigos reduzem o desempenho da predição, indicando que as características dos cursos mudam ao longo do tempo.

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Publicado
06/11/2023
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SAKASHITA, Renan G. A.; BERTOLINI, Diego; SCHWERZ, André Luis. Predição do Conceito ENADE dos Cursos de Computação no Brasil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1305-1316. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234715.