Alfa - Um Chatbot do tipo Perguntas e Respostas como Assistente Virtual no AVA Moodle
Resumo
Este trabalho visa apoiar os professores/tutores na mediação das interações no AVA Moodle por meio da construção e validação de um chatbot. A metodologia agregou uma análise indireta de interações em ambiente real, desenvolvimento e validação da acurácia e aceitação do chatbot pelos usuários. Na avaliação da acurácia, os resultados sugerem que o modelo, com relação às intenções, pode ser aperfeiçoado com um conjunto maior de dados. Com relação às entidades, por outro lado, se mostrou bem ajustado, retornando um baixíssimo índice de falhas na classificação (0.071). Para a validação do chatbot com usuários utilizando um plano de testes funcionais e o modelo TAM, os resultados foram muito satisfatórios.Referências
Alencar, M. A., and de Magalhães Netto, J. F. (2010, June). CyberPoty: Um Chatterbot 3D para Interação com usuários de um Portal de Educação a Distância. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 1, No. 1, pp. 1417-1420).
Alves, M. A., Medeiros, F. P. A., and Melo, L. B. (2020). Levantamento do Estado da Arte sobre Aprendizagem baseada em Problemas na Educação a Distância e Híbrida. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 61-71). SBC.
Andrade, G. G., Silva, G. R. S., Júnior, F. C. M. D., Santos, G. A., de Mendonça, F. L. L., & de Sousa Júnior, R. T. (2020). EvaTalk: A chatbot system for the Brazilian government virtual school. In Proceedings of the 22nd International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS 2020).
Borges, D. (2020). Ensino a distância na quarentena esbarra na realidade de alunos e professores da rede pública. BBC. São Paulo, 11 maio 2020. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52568678>. Acesso: 06 de Julho de 2023.
Bulhoes, D. B., Assis, L. P., Bodolay, A. N., Andrade, A. V., & Pitangui, C. G. (2020). Professora Vitória: um Chatbot para o ensino da Leitura. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 451-460). SBC.
Clemente, B. G. R. (2016). Um Ambiente para Construção de Chatterbot com Evolução Dinâmica da Base de Conhecimento. Postgraduate Dissertation in Informatics. Vitória-ES. UFES.
Oliveira, J. D. S. (2020). Assistente virtual integrado ao AVA FURG como recurso de apoio acadêmico: uma experiência com redes neurais recorrentes (Master's thesis).
Medeiros, F. P. A., and Gomes, A. S. (2022). An approach based on social network analysis to enhance social presence in a collaborative learning environment. IEEE Transactions on Education, 65(4), 608-616.
Medeiros, F., Gomes, A. S., Amorim, R., and Medeiros, G. (2013). Architecture for social interactions monitoring in collaborative learning environments as a support for the teacher's awareness. In 2013 IEEE 13th International Conference on Advanced Learning Technologies (pp. 123-127). IEEE.
Maciel, H. B. (2019). Ferramentas e Criação de Chatbot – Maciel O Robô Acadêmico. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação do Curso de Engenharia de Software. Russas CE.
Neto, A. J. M., Fernandes, M. A., & Amiel, T. (2020). Chatbot e Análise Conversacional para Recomendação da Aprendizagem Colaborativa na EaD. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 1142-1151). SBC.
Penteado, R. Z., and Costa, B. C. G. D. (2021). Trabalho docente com videoaulas em EAD: dificuldades de professores e desafios para a formação e a profissão docente. Educação em Revista, 37, e236284.
Santos, V. M., Lima, T., de Medeiros, F. P. A., Rodrigues, N., Lira, H., and Silvano, H. L. (2021). An Exploratory Analysis on the Perception of Teachers regarding the Monitoring of Interactions and Activities in the Collaborative Tools of Virtual Learning Environments. In 2021 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI) (pp. 1-6). IEEE.
Santos, V. M. R., Medeiros, F. P. A., Lira, H. B., & Rodrigues, N. N. (2021). Benchmark Application for Scenario Analysis in the Educational Chatbots Development. In 2021 XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO) (pp. 302-309). IEEE.
Sharma, R. K., & Joshi, M. (2020). An analytical study and review of open source chatbot framework, rasa. Int. J. Eng. Res, 9(06), 1011-1014.
Alves, M. A., Medeiros, F. P. A., and Melo, L. B. (2020). Levantamento do Estado da Arte sobre Aprendizagem baseada em Problemas na Educação a Distância e Híbrida. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 61-71). SBC.
Andrade, G. G., Silva, G. R. S., Júnior, F. C. M. D., Santos, G. A., de Mendonça, F. L. L., & de Sousa Júnior, R. T. (2020). EvaTalk: A chatbot system for the Brazilian government virtual school. In Proceedings of the 22nd International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS 2020).
Borges, D. (2020). Ensino a distância na quarentena esbarra na realidade de alunos e professores da rede pública. BBC. São Paulo, 11 maio 2020. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52568678>. Acesso: 06 de Julho de 2023.
Bulhoes, D. B., Assis, L. P., Bodolay, A. N., Andrade, A. V., & Pitangui, C. G. (2020). Professora Vitória: um Chatbot para o ensino da Leitura. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 451-460). SBC.
Clemente, B. G. R. (2016). Um Ambiente para Construção de Chatterbot com Evolução Dinâmica da Base de Conhecimento. Postgraduate Dissertation in Informatics. Vitória-ES. UFES.
Oliveira, J. D. S. (2020). Assistente virtual integrado ao AVA FURG como recurso de apoio acadêmico: uma experiência com redes neurais recorrentes (Master's thesis).
Medeiros, F. P. A., and Gomes, A. S. (2022). An approach based on social network analysis to enhance social presence in a collaborative learning environment. IEEE Transactions on Education, 65(4), 608-616.
Medeiros, F., Gomes, A. S., Amorim, R., and Medeiros, G. (2013). Architecture for social interactions monitoring in collaborative learning environments as a support for the teacher's awareness. In 2013 IEEE 13th International Conference on Advanced Learning Technologies (pp. 123-127). IEEE.
Maciel, H. B. (2019). Ferramentas e Criação de Chatbot – Maciel O Robô Acadêmico. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação do Curso de Engenharia de Software. Russas CE.
Neto, A. J. M., Fernandes, M. A., & Amiel, T. (2020). Chatbot e Análise Conversacional para Recomendação da Aprendizagem Colaborativa na EaD. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 1142-1151). SBC.
Penteado, R. Z., and Costa, B. C. G. D. (2021). Trabalho docente com videoaulas em EAD: dificuldades de professores e desafios para a formação e a profissão docente. Educação em Revista, 37, e236284.
Santos, V. M., Lima, T., de Medeiros, F. P. A., Rodrigues, N., Lira, H., and Silvano, H. L. (2021). An Exploratory Analysis on the Perception of Teachers regarding the Monitoring of Interactions and Activities in the Collaborative Tools of Virtual Learning Environments. In 2021 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI) (pp. 1-6). IEEE.
Santos, V. M. R., Medeiros, F. P. A., Lira, H. B., & Rodrigues, N. N. (2021). Benchmark Application for Scenario Analysis in the Educational Chatbots Development. In 2021 XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO) (pp. 302-309). IEEE.
Sharma, R. K., & Joshi, M. (2020). An analytical study and review of open source chatbot framework, rasa. Int. J. Eng. Res, 9(06), 1011-1014.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
SANTOS, Victon; SOUSA, Matheus; MEDEIROS, Francisco; LIRA, Heremita; RODRIGUES, Nadja.
Alfa - Um Chatbot do tipo Perguntas e Respostas como Assistente Virtual no AVA Moodle. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 1351-1362.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234762.