ChatGPT no auxílio da aprendizagem de programação: Um estudo de caso

  • Silvino Marques da Silva Junior IFPI
  • Robson Almeida Borges de Freitas IFPI
  • Márcio Aurélio Carvalho de Morais IFPI
  • Daniel Leite Viana Costa IFPI

Resumo


Este artigo discute o uso da inteligência artificial, em particular do modelo de linguagem ChatGPT, como uma ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem de programação. A programação é uma habilidade essencial no mundo contemporâneo, e educadores têm buscado métodos inovadores para facilitar o ensino dessa disciplina. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com uma abordagem do tipo quali-quantitativa. Os resultados obtidos mostram que o ChatGPT é uma tecnologia promissora para auxiliar os alunos na aquisição de conhecimentos e habilidades de programação fornecendo explicação de conceitos, exemplos de código, suporte e feedback personalizado aos estudantes durante seu aprendizado.

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Publicado
06/11/2023
SILVA JUNIOR, Silvino Marques da; FREITAS, Robson Almeida Borges de; MORAIS, Márcio Aurélio Carvalho de; COSTA, Daniel Leite Viana. ChatGPT no auxílio da aprendizagem de programação: Um estudo de caso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1375-1384. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234873.