Combinando Diferentes Formas de Cálculo de Indicadores do PNE e Agrupamento para o Apoio à Decisão
Resumo
O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece metas, diretrizes e estratégias para o desenvolvimento da educação no Brasil. A forma de cálculo para os indicadores das metas é padronizada entre municípios e estados. Este estudo propõe abordagens alternativas para calcular os indicadores do PNE a nível estadual, investigando seus vieses potenciais. Os métodos alternativos de cálculo e a análise de grupos permitem que se identifiquem estados com mais oportunidades de melhorias para seus indicadores e ressaltam municípios cujos resultados diferem significativamente do esperado. Este trabalho observou que a forma de cálculo atual apresenta vieses para vários estados. Além disso, a análise de grupos foi realizada para o Estado do Rio Grande do Sul, detectando outliers e grupos de municípios com resultados diferentes da expectativa.Referências
Brasil (2014). Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Diário Oficial da República Federativa do Brasil.
Bruce, A. and Bruce, P. (2019). Estatística Prática para Cientistas de Dados. Alta Books.
Caseiro, L. and Azevedo, A. (2018). A construção dos indicadores de monitoramento da Meta 12 do PNE. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, 1.
Chawla, S. and Gionis, A. (2013). k-means–: A unified approach to clustering and outlier detection. In SIAM international conference on data mining, pages 189–197. SIAM.
Costa, C. C. d. M., Ferreira, M. A. M., Braga, M. J., and Abrantes, L. A. (2012). Disparidades inter-regionais e características dos municípios do estado de minas gerais. Desenvolvimento em Questão, 10(20):52–88.
Coutinho, Â. S. and Alves, T. (2019). Desigualdade de acesso à Educação Infantil: uma análise da meta 1 do PNE na região metropolitana de Maringá. Educar em Revista, 1.
Han, J., Pei, J., and Tong, H. (2022). Data mining: concepts and techniques. Morgan kaufmann.
INEP (2015). Plano nacional de educação pne 2014-2024: linha de base.
Jiang, S. and An, Q. (2008). Clustering-based outlier detection method. In International conf. on fuzzy systems and knowledge discovery, volume 2, pages 429–433. IEEE.
Lauris, R. P., de Oliveira, P. P., and Grosser, V. P. (2018). Tc educa: rumo a parâmetros de fiscalização das metas do plano nacional de educação pelos tribunais de contas. Revista do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, 36.
Lima, L. D. d., de, A., and Tavares, C. L. (2009). Condições de financiamento em saúde nos grandes municípios do Brasil. Cadernos de Saúde Pública.
Oliveira, M. L. d. (2019). Estudo comparativo entre os procedimentos metodológicos e os resultados dos indicadores de monitoramento da Meta 17 do Plano Nacional de Educação. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, 2.
Pamula, R., Deka, J. K., and Nandi, S. (2011). An outlier detection method based on clustering. In 2011 second international conference on emerging applications of information technology, pages 253–256. IEEE.
Simões, A. A. (2018). Os indicadores da Meta 1 do PNE. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, 1.
Souza, D. N. M. d., Silva, S. C. d., Costa, G. S. A., Rodrigues, R. S., and Júnior, M. A. d. A. E. (2021). O tribunal de contas e o cumprimento da meta 1 do pne pelos municípios alagoanos. Essentia-Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA, 22(2):34–42.
Spanol, M., Oliveira, E., Alves, G., Bittencourt, I., Falcão, T. P., and Mello, R. F. (2022). Uso de agrupamento para avaliação de desempenho educacional e apoio à gestão em Áreas de investimento. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 944–955, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Ximenes, S. and Grinkraut, A. (2014). Acesso à educação infantil no novo pne: parâmetros de planejamento, efetivação e exigibilidade do direito. Cadernos Cenpec — Nova série, 4(1).
Bruce, A. and Bruce, P. (2019). Estatística Prática para Cientistas de Dados. Alta Books.
Caseiro, L. and Azevedo, A. (2018). A construção dos indicadores de monitoramento da Meta 12 do PNE. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, 1.
Chawla, S. and Gionis, A. (2013). k-means–: A unified approach to clustering and outlier detection. In SIAM international conference on data mining, pages 189–197. SIAM.
Costa, C. C. d. M., Ferreira, M. A. M., Braga, M. J., and Abrantes, L. A. (2012). Disparidades inter-regionais e características dos municípios do estado de minas gerais. Desenvolvimento em Questão, 10(20):52–88.
Coutinho, Â. S. and Alves, T. (2019). Desigualdade de acesso à Educação Infantil: uma análise da meta 1 do PNE na região metropolitana de Maringá. Educar em Revista, 1.
Han, J., Pei, J., and Tong, H. (2022). Data mining: concepts and techniques. Morgan kaufmann.
INEP (2015). Plano nacional de educação pne 2014-2024: linha de base.
Jiang, S. and An, Q. (2008). Clustering-based outlier detection method. In International conf. on fuzzy systems and knowledge discovery, volume 2, pages 429–433. IEEE.
Lauris, R. P., de Oliveira, P. P., and Grosser, V. P. (2018). Tc educa: rumo a parâmetros de fiscalização das metas do plano nacional de educação pelos tribunais de contas. Revista do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, 36.
Lima, L. D. d., de, A., and Tavares, C. L. (2009). Condições de financiamento em saúde nos grandes municípios do Brasil. Cadernos de Saúde Pública.
Oliveira, M. L. d. (2019). Estudo comparativo entre os procedimentos metodológicos e os resultados dos indicadores de monitoramento da Meta 17 do Plano Nacional de Educação. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, 2.
Pamula, R., Deka, J. K., and Nandi, S. (2011). An outlier detection method based on clustering. In 2011 second international conference on emerging applications of information technology, pages 253–256. IEEE.
Simões, A. A. (2018). Os indicadores da Meta 1 do PNE. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, 1.
Souza, D. N. M. d., Silva, S. C. d., Costa, G. S. A., Rodrigues, R. S., and Júnior, M. A. d. A. E. (2021). O tribunal de contas e o cumprimento da meta 1 do pne pelos municípios alagoanos. Essentia-Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA, 22(2):34–42.
Spanol, M., Oliveira, E., Alves, G., Bittencourt, I., Falcão, T. P., and Mello, R. F. (2022). Uso de agrupamento para avaliação de desempenho educacional e apoio à gestão em Áreas de investimento. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 944–955, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Ximenes, S. and Grinkraut, A. (2014). Acesso à educação infantil no novo pne: parâmetros de planejamento, efetivação e exigibilidade do direito. Cadernos Cenpec — Nova série, 4(1).
Publicado
06/11/2023
Como Citar
MARQUES, Ebony; ALVES, Gabriel; ALENCAR, Andrêza; MELLO, Rafael; BITTENCOURT, Ibsen.
Combinando Diferentes Formas de Cálculo de Indicadores do PNE e Agrupamento para o Apoio à Decisão. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 1454-1464.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.235239.