Combinando Diferentes Formas de Cálculo de Indicadores do PNE e Agrupamento para o Apoio à Decisão

  • Ebony Marques UFRPE
  • Gabriel Alves UFRPE
  • Andrêza Alencar UFRPE
  • Rafael Mello UFRPE / CESAR School
  • Ibsen Bittencourt UFAL

Resumo


O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece metas, diretrizes e estratégias para o desenvolvimento da educação no Brasil. A forma de cálculo para os indicadores das metas é padronizada entre municípios e estados. Este estudo propõe abordagens alternativas para calcular os indicadores do PNE a nível estadual, investigando seus vieses potenciais. Os métodos alternativos de cálculo e a análise de grupos permitem que se identifiquem estados com mais oportunidades de melhorias para seus indicadores e ressaltam municípios cujos resultados diferem significativamente do esperado. Este trabalho observou que a forma de cálculo atual apresenta vieses para vários estados. Além disso, a análise de grupos foi realizada para o Estado do Rio Grande do Sul, detectando outliers e grupos de municípios com resultados diferentes da expectativa.

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Publicado
06/11/2023
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MARQUES, Ebony; ALVES, Gabriel; ALENCAR, Andrêza; MELLO, Rafael; BITTENCOURT, Ibsen. Combinando Diferentes Formas de Cálculo de Indicadores do PNE e Agrupamento para o Apoio à Decisão. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1454-1464. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.235239.