PAPC – Protocolo para avaliação por critérios do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental 1

  • Icleia Santos UFPR
  • Elaine C. Grebogi UFPR
  • Roberto Pereira UFPR
  • Marcos A. Castilho UFPR

Resumo


O Pensamento Computacional é uma estratégia para resolução de problemas baseada em técnicas e conceitos da computação, compreendendo habilidades cognitivas a serem desenvolvidas de modo subjetivo e, por isso, de difícil observação e constatação de seu aprendizado. Neste estudo, apresentamos e reportamos o uso de um protocolo desenvolvido para apoiar docentes na avaliação por critérios de atividades conduzidas para desenvolver o Pensamento Computacional, reduzindo dúvidas e melhorando a coerência e a flexibilidade das avaliações. O protocolo foi aplicado para coletar evidências de habilidades do Pensamento Computacional em atividades desenvolvidas durante o ensino remoto com estudantes dos 4° e 5° anos do Ensino Fundamental 1 em três municípios brasileiros. São apresentados resultados obtidos com o uso do protocolo.

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Publicado
06/11/2023
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SANTOS, Icleia; GREBOGI, Elaine C.; PEREIRA, Roberto; CASTILHO, Marcos A.. PAPC – Protocolo para avaliação por critérios do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental 1. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1557-1568. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.233499.