PAPC – Protocolo para avaliação por critérios do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental 1
Resumo
O Pensamento Computacional é uma estratégia para resolução de problemas baseada em técnicas e conceitos da computação, compreendendo habilidades cognitivas a serem desenvolvidas de modo subjetivo e, por isso, de difícil observação e constatação de seu aprendizado. Neste estudo, apresentamos e reportamos o uso de um protocolo desenvolvido para apoiar docentes na avaliação por critérios de atividades conduzidas para desenvolver o Pensamento Computacional, reduzindo dúvidas e melhorando a coerência e a flexibilidade das avaliações. O protocolo foi aplicado para coletar evidências de habilidades do Pensamento Computacional em atividades desenvolvidas durante o ensino remoto com estudantes dos 4° e 5° anos do Ensino Fundamental 1 em três municípios brasileiros. São apresentados resultados obtidos com o uso do protocolo.
Referências
Berry, M. Computing in the national curriculum A guide for primary teachers, 2013.
Bittencourt, H. R.; Viali, L. Contribuições para o Ensino da Distribuição Normal Ou Curva de Gauss em Cursos de Graduação Hélio Radke Bittencourt. Águas de Lindóia: SIPEM PUCRS, 2006.
Brackmann, C. P. et al. Development of computational thinking skills through unplugged activities in primary school. ACM International Conference Proceeding Series. Anais...2017.
British Broadcasting Corporation (BBC) Learning. Introduction to computational thinking, 2020.
Cavalcante, A.; Costa, L. D. S.; Araujo, A. L. Um Estudo de Caso Sobre Competências do Pensamento Computacional Desenvolvidas na Programação em Blocos no Code.Org. Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016), v. 1, n. Cbie, p. 1117, 2016.
Conforto, D. et al. Pensamento Computacional na Educação Básica: Interface Tecnológica na construção de competências do Século XXI, Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, 2018.
Cordenonzi, W. H.; Pino, J. C. Del. Pensamento Computacional: Instrumentos para Avaliar e Classificar a Alfabetização em Código, Revista Contexto & Educação, v. 36, n. 114, p. 110-130, 2021.
Costa, M. A. F.; Barrozo, M. DE F. Projeto de Pesquisa: entenda e faça. 6o ed. Petrópolis: Vozes, 140 p. 2015, 2015.
Ferraz, M. J. et al. Avaliação criterial/Avaliação normativa Pensar avaliação, melhorar a aprendizagem, p. 1-5, 1994.
França, C.; Galindo, C. Identificação de Critérios para a Avaliação do Pensamento Computacional Aplicado, In: Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2020. p. 1493-1502..
Garcia, J. Avaliação e aprendizagem na educação superior, Estudos em Avaliação Educacional, v. 20, n. 43, p. 201-213, 2009.
Grebogy, E. C.; Santos, I.; Castilho, M. A. Mapeamento das Iniciativas de Promoção do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. In: Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2021. p. 965-975.
Grebogy, E. C.; Santos, I.; Castilho, M. A. Computação Desplugada no Ensino Fundamental I: Um Mapeamento Sistemático de Literatura. In: Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2021. p. 953-964.
Grover, S.; Pea, R. Computational Thinking in K-12: A Review of the State of the Field, Educational researcher, v. 42, n. 1, p. 38-43, 2013.
Kliebard, H. M. Os Princípios de Tyler, Currículo sem fronteiras, v. 11, n. 2, p. 23-35, 2011.
Melo, É. S. de; Bastos, W. G. Avaliação escolar como processo de construção de conhecimento, Estudos em avaliação educacional, v. 23, n. 52, p. 180-203, 2012.
Mioto, F. et al. bASES21 Um Modelo para a Autoavaliação de Habilidades do Século XXI no Contexto do Ensino de Computação na Educação Básica, Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 27, n. 01, p. 26, 2019.
Oliveira, C. M.; Pereira, R. Coleta de Evidências do Exercício do Pensamento Computacional no Ensino Superior em Computação: um artefato de apoio, In: Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. SBC, 2023. p. 300309.
Peres, F. Teste Exato de Fischer no SPSS. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 set. 2021.
Pinheiro, C. 12 Teste de Hipóteses para amostras independentes e variâncias populacionais conhecidas. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 set. 2021.
Pinto, I. G.; Almeida, P. R.; Jung, H. S. A avaliação escolar como processo de ensino aprendizagem, Conhecimento & Diversidade, v. 14, n. 32, p. 95-108, 2022.
Raabe, A. L. A. et al. Um Instrumento para Diagnóstico do Pensamento Computacional, In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2017. p. 1172.
SBC. Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica Ensino de Computação na Educação Básica. Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica, 2018.
Sondakh, D. E.; Osman, K.; Zainudin, S. A Pilot Study of an Instrument to Assess Undergraduates` Computational thinking Proficiency, International Journal of Advanced Computer Science and Applications, v. 11, n. 11, 2020.
Vasconcellos, C. dos S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudanças por uma práxis transformadora. 13 ed ed. São Paulo: Libertad, 2013.
Vicari, R. M.; Moreira, Á.; Menezes, P. B. Pensamento Computacional Revisão Bibliográfica, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 fev. 2021.
Wangenheim, C. G. Von et al. Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo de Tabuleiro para Ensinar o Conceito de Algoritmos na Educação Básica, Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 27, n. 3, 2019.
Wing, J. Computational Thinking. Communications of the ACM, p. 1–5, 2006a.
Wing, J. PENSAMENTO COMPUTACIONAL–Um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar, Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, 2016.
Zanetti, H.; Borges, M.; Ricarte, I. Pensamento Computacional no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura Brasileira. Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2016), v. 1, n. Cbie, p. 21, 2016.