Potencializando Competências: O Impacto Do Pensamento Computacional Em Jovens Participantes De Um Curso Da ENTER Tech Edu

  • Gabriela Hennig Bordignon ENTER Tech Edu
  • Carlos Costa ENTER Tech Edu
  • Natan Klein ENTER Tech Edu
  • Ana Caroline de Longhi Ozelame ENTER Tech Edu
  • Julia Teston Machado ENTER Tech Edu
  • Amilton Rodrigo de Quadros Martins ENTER Tech Edu
  • Fernando Pinheiro ENTER Tech Edu
  • Ralph José Rassweiler ENTER Tech Edu

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de um curso da ENTER Tech Edu (o SHIFT) no desenvolvimento do Pensamento Computacional em 59 jovens brasileiros do ensino médio e pós-médio. O Pensamento Computacional foi avaliado por meio do Teste de Pensamento Computacional Reduzido, e os estudantes apresentaram níveis elevados dessa competência, tanto no início (T0) quanto no final das atividades do programa (T1), sendo que este último momento evidenciou um aumento significativo. O teste utilizado, no entanto, apresentou limitações que impediram a quantificação precisa desse aumento. O curso SHIFT tem o potencial de desenvolver de forma efetiva e eficiente as competências de Pensamento Computacional dos jovens participantes. A importância do efeito encontrado é notória, dado o reduzido tamanho amostral.

Referências

Almeida, W. D. M., & Costa Junior, A. de O. (2020). A Aplicação de uma Sequência Didática no Processo de Desenvolvimento do Pensamento Computacional com Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I. Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE). https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.11

Alves, P. M. B. F., & Morais, P. S. de M., & Alves, R. de O. (2021). O pensamento computacional no ensino fundamental I: saberes articulados entre computação e artes visuais. Revista Contexto & Educação, 36(114). https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.166-178

Brackmann, C. P. (2017). Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. https://doi.org/10.13140/RG.2.2.32976.61444

Calbusch, L. F. de Á., Couto, N. E. R., Rocca, J. Z.., & Raabe, A. L. A. (2022). Aprimoramento do CT Puzzle Test para avaliação do pensamento computacional. Estudos Em Avaliação Educacional, 33, e08938. https://doi.org/10.18222/eae.v33.8938

Centro de Informação para a Educação Brasileira. (2021). Portal. [link]

Del Vasto, P. M. H. (2015). Influencia de las tecnologías de información y comunicación (TIC) en el proceso enseñanza-aprendizaje: una mejora de las competencias digitales. Rev. Cient. Gen. José María Córdova, 13(16), 121-132. https://doi.org/10.21830/19006586.34

Guzdial, M. (2008). Education: Paving the way for computational thinking. Communications of the ACM, 51(8), 25–27. https://doi.org/10.1145/1378704.1378713

Kaminski, M., Klüber, T., & Boscarioli, C. (2021). Pensamento computacional na educação básica: reflexões a partir do histórico da informática na educação brasileira. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 604-633. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.604

Maiorana, F., Giordano, D., & Morelli, R. (2015). Quizly: a live coding assessment platform for App Inventor. http://dx.doi.org/10.1109/BLOCKS.2015.7368995

Moreno-León, J., Robles, G., & Román-González, M. (2015). Dr. Scratch: automatic analysis of Scratch projects to assess and foster computational thinking. RED-Revista de Educación a Distancia, 46, 1-23. [link].

Papert, S. (1980). Mindstorms: children, computers and powerful ideas. New York: Basic Books, Inc.

Román-González, M. (2016). Codigoalfabetización y Pensamiento Computacional en Educación Primaria y Secundaria: Validación de un Instrumento y Evaluación de programas (Tesis Doctoral). Universidad Nacional de Educación a Distancia (España). Escuela Internacional de Doctorado. Programa de Doctorado en Educación, Madrid. [link]

Santella, I., Terçariol, A., & Ikeshoji, E. (2022). Del pensamiento computacional desenchufado al enchufado en el proceso de aprendizaje de las matemáticas. Revista Latinoamericana De Tecnología Educativa RELATEC, 21(1), 75-95. https://doi.org/10.17398/1695-288X.21.1.75

Seiter, L., & Foreman, B. (2013). Modeling the learning progressions of computational thinking of primary grade students. Annals of the 9th Annual International ACM Conference on International Computing Education Research (pp. 59-66). New York: ACM. https://doi.org/10.1145/2493394.2493403

Silva, K. K. A. D., & Behar, P. A. (2019). Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, 35, e209940. https://doi.org/10.1590/0102-4698209940

Soares, M., Silva, D. C. da, & Teixeira, C. A. S. (2021). O pensamento computacional sob a luz do pensamento complexo-pensamos, logo existimos. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 9(11), 14–27. https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16050

Wangenheim, C. G. V., Hauck, J. C. R., Demetrio, M. F., Pelle, R., Alves, N. D. C., Barbosa, H., & Azevedo, L. F. (2018). CodeMaster: automatic assessment and grading of App Inventor and Snap! programs. Informatics in Education, 17(1), 117150. [link]

Wing, J. M. (2010). Computational thinking: what and why? [link]

Wing, J. M. (2012). Computational Thinking. Microsoft Asia Faculty Summit. https://doi.org/10.1145/1595496.1562941
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
BORDIGNON, Gabriela Hennig; COSTA, Carlos; KLEIN, Natan; OZELAME, Ana Caroline de Longhi; MACHADO, Julia Teston; MARTINS, Amilton Rodrigo de Quadros; PINHEIRO, Fernando; RASSWEILER, Ralph José. Potencializando Competências: O Impacto Do Pensamento Computacional Em Jovens Participantes De Um Curso Da ENTER Tech Edu. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1605-1611. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.233697.