Perspectivas de estados afetivos para as disciplinas de programação: um mapeamento sistemático da literatura no Brasil

  • Talita de Paula Cypriano de Souza IFSP
  • Kamila Takayama Lyra USP
  • Patricia Augustin Jaques UFPR
  • Seiji Isotani USP / Harvard Graduate School of Education

Resumo


No Brasil, o pensamento computacional está incluído na Base Nacional Comum Curricular desde 2017 com o objetivo de desenvolver habilidades como criatividade, lógica e adaptação. A Computação Afetiva aplicada à Educação (CAE) procura compreender como os estados afetivos influenciam no desenvolvimento dessas e outras habilidades e propor tecnologias que respondam adequadamente a esses estados. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo realizar um mapeamento sistemático de trabalhos da área de CAE no cenário brasileiro de 2017 a 2022, buscando investigar como a área tem sido aplicada. Nos resultados, observa-se a falta de trabalhos que abordam disciplinas de programação e estados afetivos diferentes de emoções.

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Publicado
06/11/2023
SOUZA, Talita de Paula Cypriano de; LYRA, Kamila Takayama; JAQUES, Patricia Augustin; ISOTANI, Seiji. Perspectivas de estados afetivos para as disciplinas de programação: um mapeamento sistemático da literatura no Brasil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1726-1737. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234839.