AnneBot: Um Chatbot na Formação de Docente para Auxiliar no Processo de Ensino e Aprendizagem do Pensamento Computacional

  • Adrianne Veras de Almeida UFPA
  • Adrielle Veras de Almeida UFPA
  • Fabíola Pantoja O. Araujo UFPA

Resumo


No cenário das discussões sobre a inserção do Pensamento Computacional na educação básica, um dos principais obstáculos atuais é a adaptação da formação de professores para desenvolver atividades relacionadas. Dessa maneira, o presente artigo realizou uma formação inicial que teve por objetivo principal desenvolver e utilizar um chatbot educacional chamado de AnneBot, para auxiliar na compreensão dos conceitos, técnicas e práticas de resolução de problemas em relação ao Pensamento Computacional com professores de matemática e computação/informática na educação básica no Brasil. Os resultados preliminares mostraram que o AnneBot no Telegram ajudou os participantes a resolver exercícios e desenvolver suas atividades de forma efetiva.

Referências

BRACKMANN, C, P. (2017). Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica.

BNCC. (2018). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Disponível: [link]. Acesso em: 01 março. 2023.

NDUKWE, I. G.; DANIEL, Ben K.; AMADI, C. A. (2019). Machine Learning Grading System Using Chatbots. Artificial Intelligente in Education: Lecture Notes in Computer Science, v. 11626, Cham:Springer, 2019.

MELO, Silvana Morita; PESSOA, Eloiziane Barbosa; PASCHOAL, Leo Natan. (2022). Uma análise sistemática sobre o uso de chatbots para ensino de computaçao no Brasil. RENOTE, v. 20, n. 2, p. 94-103, 2022.

SBC. CNE aprova normas sobre Computação na Educação Básica. (2018). [link]. Acesso em: 14 fevereiro 2023.

SOARES, Joao Eduardo Seffrin; DE FREITAS, Larissa Astrogildo. (2022) C-BOT: Um protótipo de chatterbot para o ensino de programação. In: Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2022. p. 1151-1162.

WING, Jeannette M. Computational Thinking. (2023) COMMUNICATIONS OF THE ACM March. 2006/Vol. 49. 3. Disponível em: http://https://cutt.ly/unWIcWK. Acesso em: 10 abril 2023.
Publicado
06/11/2023
ALMEIDA, Adrianne Veras de; ALMEIDA, Adrielle Veras de; ARAUJO, Fabíola Pantoja O.. AnneBot: Um Chatbot na Formação de Docente para Auxiliar no Processo de Ensino e Aprendizagem do Pensamento Computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1749-1759. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234963.