Uma Proposta Desplugada para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Ambiental

  • Daiany Francisca Lara UNEMAT
  • Léo Manoel Lopes da Silva Garcia UNEMAT
  • José Valdeni de Lima UFRGS
  • Raquel Salcedo Gomes UFRGS

Resumo


Este trabalho apresenta uma proposta de pesquisa que busca elaborar um recurso pedagógico interdisciplinar para o ensino de educação ambiental nos anos iniciais da educação infantil e, por meio da metodologia proposta, desenvolver as competências inerentes aos 4 pilares do pensamento computacional. A contribuição do estudo reside implementação de uma trajetória lógica e significativa para a aprendizagem do pensamento computacional desde a escolarização inicial. Para isso, atenta-se à orientação aos professores, prevendo um aporte de instruções e sugestões para cada ação proposta. Preocupa-se ainda com a adequada aderência ao currículo, visto que o pensamento computacional, como a educação infantil, é inerentemente interdisciplinar.

Referências

Almeida, M. E. B. De; Valente, J. A. (2019) Pensamento computacional nas políticas e nas práticas em alguns países. Revista Observatório, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 202–242. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p202.

Amaral C. C. F., Yonezawa W. M., Barros D. M. V. (2022) Pensamento computacional e a formação docente: desafios e possibilidades didáticas com o uso da ferramenta Scratch. Dialogia, São Paulo, n. 40, p. 1-17, e21701, jan./abr. DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21701.

Brackmann, C. P. Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através de Atividades Desplugadas na Educação Básica. Tese (Doutorado em Informática na Educação) Universidade federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

Brasil. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. [link]

Garcia, L. M. L. S., Lara, D. F., e Antunes, F. (2020). “Análise da Retenção no Ensino Superior: um Estudo de Caso em um Curso de Sistemas de Informação”. Revista da Faculdade de Educação 34:15-38. https://doi.org/10.30681/21787476.2020.34.1538.

Hinterholz, L. T., Pinto, C. G., Düren, G. M., Oliveira, T. R., Marques, S. G., Haetinger, W., & Cruz, M. E. J. K. da. (2014). Neurociência cognitiva como base para análise do processo do pensamento computacional, através da programação. Revista Jovens Pesquisadores, 4(2). https://doi.org/10.17058/rjp.v4i2.4508

Lima R. A. S., Silva F. X., Silva T. L., Menezes, C. S. (2022) Uma arquitetura pedagógica para aprendizagem de paisagismo baseada em jogos digitais e pensamento computacional. In: SBIE, 33., 2022, Manaus. Porto Alegre: SBC. p. 196-207. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225105.

Dutra T. C., Felipe D.; Gasparini I., Maschio E. (2021) Super ThinkWash: Um Jogo Digital Educacional inspirado na vida real para desenvolvimento do Pensamento Computacional em crianças. In: SBIE, 32., 2021, Porto Alegre: SBC p. 292-303. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.217968.

Rodrigues A. K. M., Silva A. P. M., Carneiro M. G. (2021) Ensino de Pensamento Computacional para alunos do ensino básico usando Computação Desplugada e Scratch. Em Extensão, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 228-240, jul.-dez. DOI: https://doi.org/10.14393/REE-v20n22021-62305

Salgado, L., Araujo, A., Frigo, L. B., e Bim, S. A. (2023). Conectando aspectos socioculturais ao pensamento computacional em atividades desplugadas no ensino fundamental. Cadernos CEDES, 43(120):73–85.

Schuhmacher E., Slomp E. M., Schuhmacher V. R. N. (2022) O Estudo de aula no desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional no ensino do tema ecologia. Dialogia, São Paulo, n. 40, p. 1-25, e21738, jan./abr. https://doi.org/10.5585/40.2022.21738.

Silva R. S. R., Gadanidis G., Idem R. C., Barbosa, L. M. e Portera, Y. S. (2021). Aspectos do pensamento computacional de estudantes do Ensino Fundamental. Debates em Educação. 13, 31 (jun. 2021), 231–255. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p231-255.

Tedre, M.; Denning, P. J. (2016) The Long Quest for Computational Thinking. Proceedings of the 16th Koli Calling Conference on Computing Education Research, November 24-27 Koli, Finland: pp. 120-129.

Ticon S. C. S., Mól A. C. A., Legey A. P. (2022) Atividades plugadas e desplugadas na educação infantil no desenvolvimento do pensamento computacional. Dialogia, São Paulo, n. 40, p. 1-21, e21751, jan./abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21751.

Webber C., De Cesaro C., Guder, D., Flores D., Becker J. V. (2022) experiências do pensamento computacional no ensino de ciências e matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. especial, 2022. DOI: 10.5335/rbecm.v5iespecial.12853.

Wing, J. M. (2006) Computational thinking. Communications of the ACM, New York, v. 49, n. 3, p. 33-35.

Wing, J. M. (2017) Computational thinking’s influence on research and education for all. Italian Journal of Educational Technology, v. 25, n. 2, p. 7-14, [link].
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
LARA, Daiany Francisca; GARCIA, Léo Manoel Lopes da Silva; LIMA, José Valdeni de; GOMES, Raquel Salcedo. Uma Proposta Desplugada para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Ambiental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1772-1778. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.235022.