Um Modelo de Avaliação do Nível de Aprendizagem do Pensamento Computacional Aderente à BNCC

  • Alberto A. C. Raiol UFPA
  • Carlos S. Portela UFPA
  • Isadora M. Santos UFRA
  • Josué Viana UFPA
  • Viviane Santos UFPA
  • Decíola Sousa UFRA

Resumo


Este artigo apresenta um modelo de avaliação do Pensamento Computacional (PC) na educação básica, baseando-se na Taxonomia de Aprendizagem de Bloom, Taxonomia de Solo e nas Normas de Computação para a Educação Básica. Para analisar o modelo de avaliação é proposto a aplicação de uma oficina utilizando um “Jogo Desplugado”que trabalha conceitos chaves do PC, como: Algoritmos, Abstração e Automação. O modelo de avaliação visa contribuir na melhoria dos processos de avaliação do desenvolvimento de competências da Computação conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

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Publicado
06/11/2023
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RAIOL, Alberto A. C.; PORTELA, Carlos S.; SANTOS, Isadora M.; VIANA, Josué; SANTOS, Viviane; SOUSA, Decíola. Um Modelo de Avaliação do Nível de Aprendizagem do Pensamento Computacional Aderente à BNCC. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1801-1812. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.235142.