GAME.INC: Desenvolvendo um Objeto de Aprendizagem Ludificado para Inclusão Desplugada

  • Albio de Souza Leite Júnior IFSul
  • Guilherme Ribeiro Rostas IFSul
  • Tauã Milech Cabreira IFSul

Resumo


Este trabalho apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo exploratória quanto aos objetivos e estudo de caso quanto ao seu método. Propõe-se um Objeto de Aprendizagem tátil, em formato de tabuleiro, para auxiliar no desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional de um estudante deficiente visual. A proposta baseou-se na Computação Desplugada, visando a criação de uma experiência de “Inclusão Desplugada”, buscando também promover competências como percepção espacial e motricidade fina. Quatro fases foram planejadas e executadas no tabuleiro em encontros semanais durante o período de dois meses, observando-se os progressos e dificuldades do estudante ao longo da pesquisa.

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Publicado
06/11/2023
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LEITE JÚNIOR, Albio de Souza; ROSTAS, Guilherme Ribeiro; CABREIRA, Tauã Milech. GAME.INC: Desenvolvendo um Objeto de Aprendizagem Ludificado para Inclusão Desplugada. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1825-1836. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.235207.