Análise comparativa de vídeos do YouTube de canais de homens e mulheres na área de computação: uma investigação a partir dos comentários

  • Mateus Barros Macedo IF Goiano
  • Blenda Gabrielly Souza Morais IF Goiano
  • Lucas de Almeida Ribeiro IFG
  • Newarney Torrezão da Costa IF Goiano
  • Thalia Santos de Santana UFG
  • Cleon Pereira Junior IF Goiano

Resumo


Este artigo analisa vídeos do YouTube de canais de homens e mulheres na área de computação, com foco nos comentários. A pesquisa visa compreender possíveis diferenças comportamentais e de interação entre os usuários ao consumir conteúdo produzido por diferentes gêneros. Foram escolhidos 60 vídeos com pelo menos 50 comentários (30 de mulheres e 30 de homens). A partir dos comentários, foram realizadas análises de sentimentos e outras métricas quantitativas. Além disso, efetuou-se uma análise qualitativa que permitiu verificar tendências de comentários de cunho sexista em materiais de mulheres. Esta pesquisa contribui para a compreensão das dinâmicas de gênero no compartilhamento de conhecimento em vídeos e pode auxiliar na criação de estratégias mais inclusivas e equânimes na educação em computação.

Referências

Abu-Salih, B., Alhabashneh, M., Zhu, D., Awajan, A., Alshamaileh, Y., Al-Shboul, B., and Alshraideh, M. (2023). Emotion detection of social data: Apis comparative study. Heliyon, 9(5).

Alhujaili, R. F. and Yafooz, W. M. (2021). Sentiment analysis for youtube videos with user comments. In 2021 International Conference on Artificial Intelligence and Smart Systems (ICAIS), pages 814–820. IEEE.

Amarasekara, I. and Grant, W. J. (2019). Exploring the youtube science communication gender gap: A sentiment analysis. Public Understanding of Science, 28(1):68–84.

Barroso, F. and Antunes, M. (2020). Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Pesquisa e Debate em Educação, 5(1):124–131.

Bringula, R. P., Victorino, J. N., De Leon, M. M., and Regina Estuar, M. (2020). Cluster and sentiment analyses of youtube textual feedback of programming language learners to enhance learning in programming. In Arai, K., Bhatia, R., and Kapoor, S., editors, Proceedings of the Future Technologies Conference (FTC) 2019, pages 913–924, Cham. Springer International Publishing.

Cardoso, É. E. C. and de David, T. (2016). A falta de profissionais de tecnologia de informação no mercado de trabalho. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, pages 697–700.

Costa, V. S. d. and Carvalho, C. A. (2020). Mulheres não podem falar de ciência? análise de comentários sexistas em vídeo do canal nerdologia. Em Questão, 26(1):42–64.

Diaz Jr, M. O. (2023). A domain-specific evaluation of the performance of selected web-based sentiment analysis platforms. International Journal of Software Engineering and Computer Systems, 9(1):01–09.

Ebied, M. M. A., Kahouf, S., and Rahman, S. A. A. (2016). Effectiveness of using youtube in enhance the learning of computer in education skills in najran university. International Interdisciplinary Journal of Education, 5(3):619–625.

El Rahman, S. A., AlOtaibi, F. A., and AlShehri, W. A. (2019). Sentiment analysis of twitter data. In 2019 international conference on computer and information sciences (ICCIS), pages 1–4. IEEE.

Ferreira, J. P. B., de Torres Maschio, P., de Santana, T. S., da Costa, N. T., and Junior, C. P. (2020). Análise de vídeos como recurso educacional em plataforma não formal de aprendizagem. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1733–1742. SBC.

Garcia, M. B., Juanatas, I. C., and Juanatas, R. A. (2022). Tiktok as a knowledge source for programming learners: a new form of nanolearning? In 2022 10th International Conference on Information and Education Technology (ICIET), pages 219–223. IEEE.

Hou, M. (2019). Social media celebrity and the institutionalization of youtube. Convergence, 25(3):534–553.

Kadriu, A., Abazi-Bexheti, L., Abazi-Alili, H., and Ramadani, V. (2020). Investigating trends in learning programming using youtube tutorials. International Journal of Learning and Change, 12(2):190–208.

Lammerse, M., Hassan, S. Z., Sabet, S. S., Riegler, M. A., and Halvorsen, P. (2022). Human vs. gpt-3: The challenges of extracting emotions from child responses. In 2022 14th International Conference on Quality of Multimedia Experience (QoMEX), pages 1–4.

Lin, P. (2022). Developing an intelligent tool for computer-assisted formulaic language learning from youtube videos. ReCALL, 34(2):185–200.

Louzada, C. S., Gomes, W. F., Nunes, M., Salgueiro, E. M., Andrade, B. T., and Lima, P. (2014). Um mapeamento das publicações sobre o ingresso das mulheres na computação. In CLEI 2014: Conferência Latino-americana em InformáticaVI Congresso da Mulher Latino-americana na Computação. Montevidéu, page 16.

Mathew, L. and Bindu, V. R. (2020). A review of natural language processing techniques for sentiment analysis using pre-trained models. In 2020 Fourth International Conference on Computing Methodologies and Communication (ICCMC), pages 340–345.

Maziriri, E. T., Gapa, P., and Chuchu, T. (2020). Student perceptions towards the use of youtube as an educational tool for learning and tutorials. International Journal of Instruction, 13(2):119–138.

Medhat, W., Hassan, A., and Korashy, H. (2014). Sentiment analysis algorithms and applications: A survey. Ain Shams Engineering Journal, 5(4):1093–1113.

Miranda, J. P. P. and Martin, J. T. (2020). Topic modeling and sentiment analysis of martial arts learning textual feedback on youtube. International Journal of Advanced Trends in Computer Science and Engineering, 9(3).

Moura, M. A. (2016). O discurso do ódio em redes sociais. Lura Editorial (Lura Editoração Eletrônica LTDA-ME).

Pal, S., Pramanik, P. K. D., Majumdar, T., and Choudhury, P. (2019). A semi-automatic metadata extraction model and method for video-based e-learning contents. Education and Information Technologies, 24(6):3243–3268.

Regueira, U., Alonso-Ferreiro, A., and Da-Vila, S. (2020). Women on youtube: Representation and participation through the web scraping technique. Comunicar, 28(63):31–40.

Sablić, M., Mirosavljević, A., and Škugor, A. (2021). Video-based learning (vbl)—past, present and future: An overview of the research published from 2008 to 2019. Technology, Knowledge and Learning, 26(4):1061–1077.

Santana, F. C., de Carvalho Júnior, O. F., Bernardo, R., Vicente, E. F., and Bernardo, C. H. C. (2022). Mulheres gamers: uma análise da hostilidade enfrentada pelas mulheres em jogos virtuais. Cadernos de Gênero e Tecnologia, 15(46):120–138.

Santos, V. L., Carvalho, T. F., and do Socorro Barreto, M. (2021). Mulheres na tecnologia da informação: Histórico e cenário atual nos cursos superiores. In Anais do XV Women in Information Technology.

SBC (2023). Educação Superior em Computação: Estatísticas 2020. [link].
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
MACEDO, Mateus Barros; MORAIS, Blenda Gabrielly Souza; RIBEIRO, Lucas de Almeida; COSTA, Newarney Torrezão da; SANTANA, Thalia Santos de; PEREIRA JUNIOR, Cleon. Análise comparativa de vídeos do YouTube de canais de homens e mulheres na área de computação: uma investigação a partir dos comentários. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1862-1873. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.235268.