Narrativas e Jogos Digitais: Identificando os Pilares do Pensamento Computacional

  • Giovanna Lima UEA
  • Jose Carlos Duarte UEA
  • Fernanda Pires UEA
  • Marcela Pessoa UEA

Resumo


O Pensamento Computacional apoia o desenvolvimento de habilidades em resolver problemas no mundo real, geralmente relacionado ao uso de ferramentas tecnológicas e programação. Contudo, antes do contato com artefatos digitais, é importante estimular e explorar atividades lúdicas e ativas que contribuam para uma boa experiência ao aprender. Este trabalho tem objetivo de investigar e identificar os pilares do PC através da criação de narrativas e do desenvolvimento de jogos criados por estudantes de 7 a 10 anos de idade, participantes de um curso extracurricular de programação de jogos. Foi realizado um estudo qualitativo com análise interpretativa. Os resultados mostram que o processo de criação de jogos quando baseadas em narrativas podem aprimorar as habilidades fundamentais para o PC. Percebe-se, portanto, o interesse crescente em aprofundar estas habilidades algorítmicas enquanto absortos pela perspectiva em criar um jogo único.

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Publicado
06/11/2023
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LIMA, Giovanna; DUARTE, Jose Carlos; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela. Narrativas e Jogos Digitais: Identificando os Pilares do Pensamento Computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1896-1907. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.235362.