Avaliando o Efeito da Criação de Testes na Aprendizagem e no Desempenho de Estudantes de Programação

  • André Almeida UFCG
  • Dalton D. S. Guerrero UFCG
  • Wilkerson L. Andrade UFCG

Resumo


Programar exige transformar problemas em instruções sistemáticas. No entanto, muitos estudantes enfrentam dificuldades logo na etapa inicial, relacionada à interpretação dos enunciados e à construção de soluções corretas. Este estudo avalia uma estratégia baseada na interação com uma solução de referência, acessível apenas por entradas e saídas, incentivando a formulação de testes pelos estudantes. Os resultados indicam que a estratégia contribuiu para a melhora no desempenho dos estudantes, com destaque para a redução de falhas, o aumento da taxa de sucesso e a maior confiabilidade das soluções. Tais evidências reforçam o potencial da proposta como apoio pedagógico ao ensino de programação.

Referências

Allen-Perez, G., Millan, L., Nghiem, B., Wu, K., Shah, A., and Soosai Raj, A. G. (2025). An analysis of students’ testing processes in cs1. In Proceedings of the 56th ACM Technical Symposium on Computer Science Education V. 1, pages 46–52.

Almeida, A., Andrade, W., and Guerrero, D. (2024). Ampliando a compreensão de problemas em programação: Avaliação de uma estratégia educacional baseada em teste de software. In Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 276–288, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Almeida, A., Araújo, E., and Figueiredo, J. (2023). Investigando o uso de testes para apoiar a resolução de problemas de programação. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 357–367, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Cabo, C. (2019). Fostering problem understanding as a precursor to problem-solving in computer programming. In 2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–9. IEEE.

Denny, P., Kumar, V., MacNeil, S., Prather, J., and Leinonen, J. (2025). Probing the unknown: Exploring student interactions with probeable problems at scale in introductory programming. arXiv preprint arXiv:2504.11723.

Edwards, S. H. (2004). Using software testing to move students from trial-and-error to reflection-in-action. In Proceedings of the 35th SIGCSE technical symposium on Computer science education, pages 26–30.

Gonçalves, S. C. L., Moreira, R., Backes, A. R., Rodrigues Moreira, L. F., and Martinhago, A. Z. (2025). Programming in brazilian higher education and high school: A systematic literature review. In Latin American Conference on Learning Technologies, pages 287–303. Springer.

Hickey, T. J. (2004). Scheme-based web programming as a basis for a cs0 curriculum. In Proceedings of the 35th SIGCSE technical symposium on Computer science education, pages 353–357.

Horgan, J., London, S., and Lyu, M. (1994). Achieving software quality with testing coverage measures. Computer, 27(9):60–69.

Messer, M., Brown, N. C., Kölling, M., and Shi, M. (2024). Automated grading and feedback tools for programming education: A systematic review. ACM Transactions on Computing Education, 24(1):1–43.

Özmen, B. and Altun, A. (2014). Undergraduate students’ experiences in programming: difficulties and obstacles. Turkish Online Journal of Qualitative Inquiry, 5(3):1–27.

Scatalon, L. P., Garcia, R. E., and Barbosa, E. F. (2020). Teaching practices of software testing in programming education. In 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–9. Ieee.

Silva, L., Fortes, R., and Ribeiro, R. G. (2024). Geração automática de casos de teste para auto-graders baseada em execução simbólica. In Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 2325–2338, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Wrenn, J. and Krishnamurthi, S. (2019). Executable examples for programming problem comprehension. In Proceedings of the 2019 ACM Conference on International Computing Education Research, ICER ’19, page 131–139, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Wrenn, J. and Krishnamurthi, S. (2021). Reading between the lines: Student help-seeking for (un) specified behaviors. In Proceedings of the 21st Koli Calling International Conference on Computing Education Research, pages 1–6.
Publicado
24/11/2025
ALMEIDA, André; GUERRERO, Dalton D. S.; ANDRADE, Wilkerson L.. Avaliando o Efeito da Criação de Testes na Aprendizagem e no Desempenho de Estudantes de Programação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 140-152. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12058.