Deu Merge*: Uma jornada de aprendizagem inclusiva através da programação em pares entre uma estudante neurotípica e um estudante com TEA
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo de caso qualitativo sobre o desenvolvimento de habilidades e competências em computação de um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e uma estudante neurotípica durante o desenvolvimento de um aplicativo para pessoas com TEA. A pesquisa é apresentada em formato de história de vida e conta como fontes de dados: os registros etnográficos dos estudantes e professores envolvidos, relatos dos estudantes, análise de códigos e estratégias de desenvolvimento adotadas. Os resultados indicam que o uso da estratégia de programação entre pares pode ser positivo, sobretudo pelas particularidades advindas da neurodivergência.Referências
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Publicado
24/11/2025
Como Citar
CARLOS, Alexander; SOUZA, Samira; BERNARDO, João; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela.
Deu Merge*: Uma jornada de aprendizagem inclusiva através da programação em pares entre uma estudante neurotípica e um estudante com TEA. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 930-943.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12717.
