Estruturando Desenvolvimento de Software como um Serviço de TI: Uma Experiência Prática
Resumo
Em ambientes organizacionais envolvendo sistemas em produção nem sempre é possível prever as demandas de desenvolvimento que irão surgir. Neste cenário, torna-se um diferencial para fornecedores estruturar-se para prestar serviços capazes de tratar estas demandas, respeitando, tanto o volume, quanto a prioridade de atendimento. Neste artigo é relatada a experiência de estruturar o desenvolvimento de software na forma de prestação de um serviço de TI que atenda a um acordo de nível de serviço (SLA) estabelecido com o cliente para atender às suas necessidades. Serão apresentadas a visão externa, por meio dos aspectos contratuais, e a visão interna, por meio dos controles gerenciais utilizados para assegurar o atendimento do SLA.
Palavras-chave:
Desenvolvimento de Software, Serviço de TI, Experiência Prática
Referências
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TSO – The Stationery Office (2011). “ITIL – Information Technology Infrastructure Library v2011”.
Publicado
01/07/2013
Como Citar
KALINOWSKI, Marcos; REINEHR, Sheila.
Estruturando Desenvolvimento de Software como um Serviço de TI: Uma Experiência Prática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 12. , 2013, Salvador.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2013
.
p. 318-325.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2013.15295.