Implantação do Processo Aquisição no Contexto do Processo de Desenvolvimento de Software na Synapsis Brasil

  • Carlos Simões Synapsis Brasil / UFRJ
  • Gleison Santos UNIRIO
  • Ana Regina Rocha UFRJ

Resumo


A execução de um projeto de software às vezes se mostra mais viável com a terceirização de algumas das etapas. Devido a isto, a definição e execução de um processo de aquisição de software são importantes visando ao aumento do controle e da qualidade do projeto. Este artigo apresenta a adoção do processo de aquisição durante a iniciativa de melhoria de processo mais recente da Synapsis Brasil, em conformidade com o MR-MPS e CMMI. É destacada a integração do processo de aquisição com o de desenvolvimento de software. Também são identificados os principais benefícios e dificuldades encontradas, fatores de sucesso e lições aprendidas.
Palavras-chave: Processo Aquisição, Processo de Desenvolvimento, Synapsis Brasil

Referências

Chrissis, M.B., Konrad, M., Shrum, S., 2006, CMMI (Second Edition): Guidelines for Process Integration and Product Improvement, Addison Wesley Professional.

Simões, C., Santos, G., Rocha, A.R., 2009, "Implantação do Processo Aquisição na Synapsis Brasil". In: V Workshop Anual do MPS - WAMPS 2009 (WA-MPS.BR), Campinas, SP.

Softex, 2009, "MPS.BR – Guia Geral", SOFTEX, v. MR-MPS: 2009, 10/jan/2010.

Solingen, R., Berghout, E., 1999, The Goal/Question/Metric Method: A Practical Guide for Quality Improvement of Software Development, McGrawHill.
Publicado
07/06/2010
Como Citar

Selecione um Formato
SIMÕES, Carlos; SANTOS, Gleison; ROCHA, Ana Regina. Implantação do Processo Aquisição no Contexto do Processo de Desenvolvimento de Software na Synapsis Brasil . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 9. , 2010, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 287-294. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2010.15436.