Evoluindo do CMMI-SW Nível 3 para o CMMI-DEV Nível 5: A Experiência do Atlântico

  • Luciana Ferreira Trindade Instituto Atlântico
  • Carla Ilane M. Bezerra Instituto Atlântico
  • Gabi Telles Instituto Atlântico
  • Carlo Giovano Pires Instituto Atlântico
  • Luiz Sérgio Plácido Instituto Atlântico
  • Cicília Moreira Instituto Atlântico
  • Joice Barbosa Instituto Atlântico
  • Paula Luciana Ferreira Instituto Atlântico

Resumo


Este trabalho relata a experiência de planejamento, definição e implantação do CMMI-DEV nível 5 no Atlântico. Esta experiência foi planejada com base no método de gerenciamento de melhoria de processos PDCA e realizada com o uso da metodologia Six Sigma. Como principais resultados obtidos, ressaltamos o amadurecimento do processo de desenvolvimento da instituição, a implementação de inovações tecnológicas de processo, a melhoria das estimativas e o maior controle de aspectos críticos dos projetos como produtividade e qualidade. São também descritas as principais dificuldades encontradas e lições aprendidas.
Palavras-chave: CMMI-SW, CMMI-DEV, Experiência do Atlântico

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Publicado
07/06/2010
TRINDADE, Luciana Ferreira; BEZERRA, Carla Ilane M.; TELLES, Gabi; PIRES, Carlo Giovano; PLÁCIDO, Luiz Sérgio; MOREIRA, Cicília; BARBOSA, Joice; FERREIRA, Paula Luciana. Evoluindo do CMMI-SW Nível 3 para o CMMI-DEV Nível 5: A Experiência do Atlântico . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 9. , 2010, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 335-342. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2010.15442.