Definição e Monitoração de Objetivos de Software Alinhados ao Planejamento Estratégico
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta para definição e monitoração de objetivos de software, que são objetivos relacionados aos produtos e processos de software e devem ser alinhados ao planejamento estratégico da organização. Espera-se que esses objetivos orientem a implantação de melhorias de software, incluindo a implementação de altos níveis de maturidade através do controle estatístico dos processos. A abordagem proposta abrange desde o planejamento estratégico, passando pela tradução deste planejamento em planos organizacionais que definam os objetivos de software, até o planejamento dos projetos, de forma a promover o alinhamento aos objetivos de negócio. Um exemplo de uso da abordagem proposta é descrito.
Palavras-chave:
Definição, Monitaração, Objetivos Software, Planejamento Estratégico
Referências
Audy, J.L.N. (2000), Modelo de Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação: Contribuições da Aprendizagem Organizacional e do Processo Decisório, in Escola de Administração, Programa de Pós-Graduação em Administração, Tese de D.Sc., Escola de Administração, PPGA, UFRGS, Porto Alegre, Brasil.
Basili, V.R., Caldiera, G., Rombach, H. (1994), “Goal Question Metric Paradigm”, In: Encyclopedia of Software Engineering, v. 1, John Wiley & Sons. p. 528–532.
Basili, V.R. et al. (2007), GQM+ Strategies - Aligning Business Strategies with Software Measurement, In: 1st International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement, Madrid, Spain.
Becker, A.L., Prikladnicki, R., Audy, J.L.N. (2008), “Strategic Alignment of Software Process Improvement Programs Using QFD”, In: 1st International Workshop on Business Impact of Process Improvements, pp. 9-14, Leipzig, Germany, May.
Chiavenato, I. (2000), Administração: Teoria, Processo e Prática, SP, MakronBooks.
Chrissis, M.B., Konrad, M., Shrum, S. (2006), CMMI: Guidelines for Process Integration and Product Improvement, 2nd ed., Nova York, USA, Addison-Wesley.
Conradi, R., Fuggetta, A. (2002), “Improving Software Process Improvement”, IEEE Software, v. 19, n. 4, pp. 92-99.
IT Governance Institute (2007), “Control Objectives for Information and Related Technology”, 4.1th edition, http://www.itgi.org.
Kaplan, R.S., Norton, D.P. (1996), The Balanced Scorecard Translating Strategy Into Action, Havard Business School Press.
Park, R.E., Goethert, W.B., Florac, W.A. (1996), Goal-Driven Software Measurement — A Guidebook, Carnegie Mellon University, Pittsburgh, PA, CMU/SEI-96-HB-002.
Ren, C. et al. (2006), “Linking Strategic Objectives to Operations: Towards a more Effective Supply Chain Decision Making”, In: Winter Simulation Conference, pp. 1422-1430, Monterey, California, USA, December.
Rezende D.A., Abreu, A.F. (2001), Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais: O papel estratégico da informação e dos Sistemas de Informação nas empresas, 2 ed. São Paulo, Atlas.
Softex (2007), "MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro, Guia Geral”, v1.2, SOFTEX - Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro.
Wang, Q. et al. (2006), “BSR: A Statistical-Based Approach for Establishing and Refining Software Process Performance Baseline”, In: 28th International Conference on Software Engineering, pp. 585-594, Shanghai, China, May.
Basili, V.R., Caldiera, G., Rombach, H. (1994), “Goal Question Metric Paradigm”, In: Encyclopedia of Software Engineering, v. 1, John Wiley & Sons. p. 528–532.
Basili, V.R. et al. (2007), GQM+ Strategies - Aligning Business Strategies with Software Measurement, In: 1st International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement, Madrid, Spain.
Becker, A.L., Prikladnicki, R., Audy, J.L.N. (2008), “Strategic Alignment of Software Process Improvement Programs Using QFD”, In: 1st International Workshop on Business Impact of Process Improvements, pp. 9-14, Leipzig, Germany, May.
Chiavenato, I. (2000), Administração: Teoria, Processo e Prática, SP, MakronBooks.
Chrissis, M.B., Konrad, M., Shrum, S. (2006), CMMI: Guidelines for Process Integration and Product Improvement, 2nd ed., Nova York, USA, Addison-Wesley.
Conradi, R., Fuggetta, A. (2002), “Improving Software Process Improvement”, IEEE Software, v. 19, n. 4, pp. 92-99.
IT Governance Institute (2007), “Control Objectives for Information and Related Technology”, 4.1th edition, http://www.itgi.org.
Kaplan, R.S., Norton, D.P. (1996), The Balanced Scorecard Translating Strategy Into Action, Havard Business School Press.
Park, R.E., Goethert, W.B., Florac, W.A. (1996), Goal-Driven Software Measurement — A Guidebook, Carnegie Mellon University, Pittsburgh, PA, CMU/SEI-96-HB-002.
Ren, C. et al. (2006), “Linking Strategic Objectives to Operations: Towards a more Effective Supply Chain Decision Making”, In: Winter Simulation Conference, pp. 1422-1430, Monterey, California, USA, December.
Rezende D.A., Abreu, A.F. (2001), Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais: O papel estratégico da informação e dos Sistemas de Informação nas empresas, 2 ed. São Paulo, Atlas.
Softex (2007), "MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro, Guia Geral”, v1.2, SOFTEX - Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro.
Wang, Q. et al. (2006), “BSR: A Statistical-Based Approach for Establishing and Refining Software Process Performance Baseline”, In: 28th International Conference on Software Engineering, pp. 585-594, Shanghai, China, May.
Publicado
01/06/2009
Como Citar
BARRETO, Andrea Oliveira Soares; ROCHA, Ana Regina.
Definição e Monitoração de Objetivos de Software Alinhados ao Planejamento Estratégico. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 8. , 2009, Ouro Preto.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2009
.
p. 106-120.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2009.15507.