Glifo para Verificação da Utilização de Processos de Requisitos por meio da Rastreabilidade como apoio à Melhoria de Qualidade de Software

  • Fabiana Costa Guedes UNIFEI / UFMG
  • Carlos Alberto Marques Pietrobon PUC Minas / UFOP

Resumo


O processo de gerência de requisitos é fator determinante para a garantia da qualidade do software. Saber as atividades do processo que não estão sendo realizadas é importante para determinar uma implantação mais consistente do processo. Este artigo propõe a utilização de glifo para visualização da utilização de processos de requisitos. A verificação da utilização de processos será realizada por meio da rastreabilidade bidirecional.
Palavras-chave: Verificação, Rastreabilidade, Qualidade de Software

Referências

Carmo, M.B. (2002) “Visualização de Informação Modelo Integrado para o Tratamento de Filtragem e Múltiplas Representações”. Tese de Doutorado, Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal.

Colturato, D.B. (2001) “Ambiente Interativo para Visualização de Dados de Neurônios”. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo.

Cruz, J.L.; Jino, M.; Crespo, A.N.; Argollo, M. (2006) “Suporte automatizado à rastreabilidade em um processo de teste de software baseado em documentação”. V Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, SBQS.

Mello Junior, F.C. (2007) “Proposta de utilização de metas e rastreabilidade baseada em léxico estendido para manipulação do conhecimento em uma pequena empresa”. Dissertação de Mestrado. PUC-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.

Mello Junior, F.C.; Guedes, F.C.; Pinheiro, C. A. dos S.; Pietrobon, C. A. M. (2007) “DBML – Ferramenta de Rastreabilidade Baseada em Metas e Léxico”. SBES2007 – Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. Sessão de Ferramentas

Mendonça, M.B. (2001) “Aplicação de Texturas em Visualização Científica”. Dissertação de Mestrado. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo.

Paula Filho, W.P. (2003) “Engenharia de Software: Fundamentos, Métodos e Padrões”. 2 ed. RJ: LTC.

Pfleeger, S.L. (2004) “Engenharia de Software: teoria e prática”. 2 ed. SP: Prentice Hall.

Pietrobon, C.A.M. (2007) “Projeto Discovery”. Relatório Técnico, RT 01/2007, PPGEE.

Softex. (2007) “Guia de Implementação MPS.BR – Parte 1 V1.1” http://www.softex.br/mpsbr/_guias/MPS.BR_Guia_de_Implementacao_Parte_1_V1.1.pdf.
Publicado
01/06/2009
Como Citar

Selecione um Formato
GUEDES, Fabiana Costa; PIETROBON, Carlos Alberto Marques. Glifo para Verificação da Utilização de Processos de Requisitos por meio da Rastreabilidade como apoio à Melhoria de Qualidade de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 8. , 2009, Ouro Preto. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2009 . p. 121-135. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2009.15508.