Comparando Estruturas de Testes em uma Organização

  • Vanessa Cândido C.E.S.A.R
  • Cidinha Gouveia C.E.S.A.R

Resumo


Rápidos avanços na tecnologia têm trazido para o mercado a necessidade de sistemas de software mais complexos e de maior criticidade desenvolvidos em curto tempo. Entrega de software de qualidade dentro do tempo e prazo especificado no cenário atual de TI tem se tornado um grande desafio para as empresas de TI. Procurando minimizar este problema diante do mercado, empresas de TI estão dedicando mais tempo para a verificação e validação de seus produtos, investindo esforços para que suas estruturas de testes de software sejam bem definidas. Porém, um grande número dessas empresas falham na primeira iniciativa por não conhecerem os tipos de estruturas existentes e os riscos envolvidos em cada uma delas. Este artigo relatará uma experiência na implantação de três estruturas organizacionais de testes: Equipe Independente de Testes, Equipe Integrada de Testes e Terceirização, em quatro projetos do C.E.S.A.R.(Centro de Estudos e Serviços Avançados do Recife), descrevendo como cada estrutura foi implementada, enfatizando as dificuldades, os benefícios encontrados e fornecendo um comparativo entre as três estruturas.
Palavras-chave: Comparação, Estruturas de Testes, Organização

Referências

Black, R. (2003). Critical testing processes: plan, prepare, perform, perfect.

Craig, R. D., Jaskiel, S. P. (2002) Systematic Software Testing.

Test Maturity Model. (2008) Um guia para usar o modelo TMM, provido pelo web- site Fundação TMM, disponível em: http://www.tmmifoundation.org

Jain, B.(2007) One in three tech projects runs over budget, disponível em: http://management.silicon.com/itdirector/0,39024673,39168429,00.htm

Mjos, N. Veritas, D. N. (2006) Independent Software Verification & Validation Guide, Software & Systems Quality Conferences, Alemanha.

Dustin, E., (2002). Effective Software Testing, Addison Wesley.

Gouveia C., Oliveira J., Quidute R.(2006) A Way of Improving Test Automation Cost-Effectiveness, CAST – Conference Association for Software Testing.

Lima P. O., Bandeira L. R (2007)., Boas Práticas Adotadas em um Projeto de Design de Testes, II Encontro Brasileiro de Teste de Software.

Assad A.(2005) OSGi Applications Testing, OSGi Alliance Mundial Congress, Paris, França.

Hetzel B. (1988) The Complete Guide to Software Testing, segunda edição, QED Ciência de Informações Sciences Inc., Wellesley, MA.
Publicado
01/06/2009
Como Citar

Selecione um Formato
CÂNDIDO, Vanessa; GOUVEIA, Cidinha. Comparando Estruturas de Testes em uma Organização. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 8. , 2009, Ouro Preto. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2009 . p. 317-324. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2009.15522.