Uso do GQM para Avaliar Documentos de Utilização de Framework

  • Fernando Mauro de Souza ITA
  • Adílson Marques da Cunha ITA
  • Clovis Torres Fernandes ITA
  • Eduardo Martins Guerra ITA

Resumo


Muitas abordagens para documentar frameworks têm sido sugeridas na literatura para o reúso de framework, algumas mostram como podem ser efetivas na redução da curva de aprendizagem de utilização do mesmo. Entretanto, ainda há uma carência de trabalhos de investigação para medir a qualidade destes documentos. Neste artigo é apresentada uma abordagem de documentação de framework denominada Guia de Colaboração de Framework (GCF) e um modelo de qualidade e questões, baseadas no modelo Goal/Question/Metrics (GQM), com o objetivo de auxiliar na interpretação dos resultados da medição da qualidade desses. O modelo aqui proposto avalia a facilidade de entendimento da documentação e a sua usabilidade.
Palavras-chave: GQM, Avaliação, Documentos de Utilização de Framework

Referências

Basili, V. e Rombach, H. (1994) “Goal question metric paradigm”, Encyclopedia of software engineering.

Booch, G. Designing an Application Framework. (1994) Dr. Dobb’s Journal 19.

Fenton, N. E, Pfleeger, L., (1994) “Software metrics a rigorous and practical approach”, PWS Publishing Company.

Gomes, A., Oliveira, K. M., Rocha, A. R. (2001) Métricas para Medição e Melhoria de Processo de Software. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ.

ISO 9126 (2001) International Organization for Standardization - “Software engineering – Product quality – Part 1”.

Johnson, R. E., (1992) Documenting frameworks using patterns., SIGPLAN Notices, New York, v.27, n.10.

Krasner, G.E., Pope, S.T., (1988) A Cookbook for Using the Model-View-Controller User Interface Paradigm in Smalltalk-80, Journal of Object-Oriented Programming.

Pree, W., (1995) Design Patterns for Object-Oriented Software Development, Addison-Wesley Publishing Company.

Ramos, C. S.; Oliveira, K. M (2004). Conhecendo Sistemas Legados através de Métricas de Software. In: III Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software.

SAGP, (2008) Software Acquisition Gold Practice - Goal-Question-Metric (GQM) Approach, https://www.goldpractices.com/practices/gqm/.

Souza, F M, (2008) GCF – Uma Abordagem para o Desenvolvimento de uma Guia de Colaboração de Framework. São José dos Campos.

Soligen, R. e Berghout, E., (1999) “The goal/question/metric method – A pratical guide for quality improvement of software development”.

Usability. Your Guide for Development Usable & Useful Web Sites (2008). Disponível em: http://usability.gov
Publicado
01/06/2009
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Fernando Mauro de; CUNHA, Adílson Marques da; FERNANDES, Clovis Torres; GUERRA, Eduardo Martins. Uso do GQM para Avaliar Documentos de Utilização de Framework. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 8. , 2009, Ouro Preto. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2009 . p. 349-356. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2009.15526.